NOTÍCIAS

Se as smart cities parecem algo muito distante, elas podem estar mais perto do que você imagina. Hoje, já existem condomínios, os chamados Triple A (AAA), que atendem a esses conceitos em muitos aspectos – pequenas ilhas nas grandes cidades, cuja visão de desenvolvimento urbano está conectada aos avanços de TI, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Este padrão dedica muita atenção à área de segurança condominial e costuma fazer uso contínuo de recursos tecnológicos.

Neste contexto, a Teltex, referência em Segurança e Integração Tecnológica, criou uma nova vertical de negócios dedicada a este nicho de mercado, levando ao setor Triple A um olhar 360º. A companhia considera este modelo de edifícios e bairros planejados como microcidades inteligentes e, para isso, aplica soluções inovadoras, que contribuem com a segurança e o bem-estar dos condôminos. São sistemas inteligentes de monitoramento, com banco de dados em nuvem, capazes de transformar a forma de se realizar todo o controle desses espaços.

Com um olhar mais amplo sobre o padrão Triple A, a companhia oferece um importante diferencial, por meio de tecnologias convergentes que identificam os condôminos por reconhecimento facial e os veículos pela leitura das placas ou por tags RFID (Radio-Frequency IDentification). Contornando toda a construção, cabos microfônicos funcionam como uma proteção perimetral invisível, sem cercas, muito aplicadas em regiões mais afastadas. Também podem ser utilizados radares para detecção em áreas de menor visibilidade, como matas e encostas no entorno dos condomínios. Essas tecnologias são grandes diferenciais de segurança, pois têm a capacidade de detectar carros e pessoas com bastante precisão, acionando alertas na central de comando. As áreas com mata ao fundo, por exemplo, são mais difíceis de serem visualizadas apenas pelas câmeras. Já os radares, com um alcance muito maior, conseguem, não apenas constatar a presença de alguém, mas também mostrar o seu deslocamento em tempo real, seja de um veículo ou indivíduo.

O objetivo é que o sistema acople todas essas informações e entregue ao responsável pela segurança de forma rápida e amigável, viabilizando assim uma supervisão proativa e não apenas reativa, uma vez que esse profissional, na sala de monitoramento, é avisado e consegue direcionar as câmeras para acompanhar o ponto violado ou a área para qual o radar indica o deslocamento. A iluminação dos ambientes também é inteligente: estruturada em lâmpadas LED, que, além de mais sustentáveis, são controladas à distância, de acordo com a necessidade do horário.

Em conjunto, essas tecnologias reduzem até 70% dos custos totais do condomínio com segurança e impactam também na eficiência energética. Além de proporcionar maior proteção aos condôminos e aos seus prestadores de serviço, com menor exposição da fragilidade humana aos riscos dessas atividades, a economia chega, inclusive, na taxa condominial.

As soluções ofertadas pela Teltex são formatadas no modelo de Technology as a Service, em que hardware, software e serviço são oferecidos por locação mensal, viabilizando o acesso às tecnologias emergentes sem o custo de propriedade. Dessa forma, toda a manutenção (preventivas e corretivas), atualização dos equipamentos e renovação do parque também estão cobertos pela companhia, desonerando o condomínio de tais despesas. 

Um dos grandes desafios dos gestores de condomínios é dar visibilidade ao trabalho realizado. Além da garantia de que tudo funcione, efetivamente, é preciso que cada decisão agregue valor ao bem comum de todos. Para isso, a Teltex coloca na mão do condômino aplicativos para smartphones, que permitem controles de rotina, como a liberação da entrada de convidados, fornecedores, entre outros, entregando uma melhor experiência, pela praticidade da mobilidade. Outro ponto que muda totalmente a maneira de executar a gestão condominial é levar equipamentos e dispositivos tecnológicos que proporcionem às equipes humanas maior poder e rapidez na tomada de decisão.

 “A Teltex assume uma entrega qualificada, por meio da locação dos dispositivos e serviços para atender às necessidades dos condomínios. Com uma visão holística sobre o setor, a companhia coloca à disposição dos gestores o que há de mais moderno em tecnologias integradas, tangibilizadas em estratégias inteligentes e sustentáveis para os negócios”, explica Valmor Fernandes, diretor presidente da Teltex.

Assessoria de Imprensa / Teltex

+ Notícias mais lidas

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2019
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso