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O  Programa  de  Desenvolvimento  de  Fornecedores (Desfor) da Itaipu
Binacional,  coordenado  pela  Superintendência  de  Compras  (CO.DF),  e o Serviço   Brasileiro  de  Apoio  às  Micro  e  Pequenas  Empresas  (Sebrae)
anunciaram  uma  parceria para capacitar 300 empresas das regiões de Foz do Iguaçu e Curitiba.


O  objetivo é estimular a implantação pelos fornecedores do Modelo de
Excelência  da Gestão (MEG), programa certificado pela Fundação Nacional de Qualidade  (FNQ).  O  Sebrae-PR  elaborou  uma  versão  do MEG para atender especificamente  às  micros  (faturamento  de  até  R$  360  mil por ano) e pequenas  empresas  (até  R$  4,8 milhões por ano), foco da atuação da nova fase do Desfor.

A iniciativa foi apresentada nessa quarta-feira (12), no auditório do Refúgio  Biológico  Bela  Vista  (RBV)  de  Itaipu,  em  um seminário com a presença  do  diretor  financeiro  executivo  de  Itaipu,  Mario Cecato, da superintendente  de  Compras  da  empresa,  Rosimeri Fauth Ramadas Martins, representantes  do Sebrae-PR e das empresas. Na próxima terça-feira (18), o projeto será levado para Curitiba.

Queremos  empresas  qualificadas  para  servir  às  necessidades  de Itaipu.  Para  isso,  vamos ajudar a melhorar as empresas que são as nossas fornecedoras,  com  qualificação  técnica  em  vários  setores  de gestão e planejamento  estratégico”,  afirmou  Cecato. “Quanto melhor for a saúde da fornecedora, melhor será o atendimento das necessidades de Itaipu.”

Os  coordenadores  do  Desfor, Daniele Tassi Simioni Gemael e Adriano Hamerschmidt,  da  Divisão  de Planejamento de Compras (COPC.DF), lembraram que  o  programa  foi criado em 2012, dentro da política de desenvolvimento sustentável  de Itaipu, para melhorar os processos de aquisição de produtos e serviços.

A nova fase do Desfor nasce alinhada à Instrução Normativa 21 (IP21), que  estabeleceu uma margem de preferência às micro e pequenas empresas nosprocessos  de  compra  feitos por Itaipu. “Por isso, temos a necessidade dedesenvolver essas empresas”, ressaltou Daniele.

“No  programa,  esses  empresários  vão  ter acesso a várias horas de capacitação  para  melhorar  a gestão empresarial. Essas melhorias internas
vão  refletir  em  custos  mais  competitivos  e  maior capacidade tanto de
continuar  fornecendo  para Itaipu, como fornecer para outros compradores”, explicou  o  gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae-PR, Cesar Rissete.  “Isso  mostra a preocupação que Itaipu tem com a sustentabilidade dos seus fornecedores.”

Juliana   Schvenger,  coordenadora  estadual  de  Acesso  a  Mercados Institucionais  do Sebrae-PR, disse que estão previstas mais de 50 horas de capacitação   para  cada  fornecedor,  incluindo  diagnóstico  da  empresa, consultoria,  cursos  e  até  orientação  de  acesso  a crédito. “Porque [o crédito] é importante para o empresário, no momento que ele quer expandir o negócio.  E  também  um  estímulo  aos  novos  negócios  na área de compras públicas.”

Cesar  Rissete  relatou que as maiores dificuldades identificadas nas empresas  são  questões  de controles internos de gestão – como controle de qualidade,  de  processo,  tempo  de processamento de determinado serviço e precificação.  “Muitas  vezes o empresário tem uma grande dificuldade que é perceber  os  custos  que  ele  tem  e  precificar  esses custos para o seu cliente. Então esse é um trabalho que tem que ser feito.”

No  caso  de  Itaipu  e  compras  públicas,  uma  dificuldade comum é documentação.  “É  preciso  saber  entregar  conforme  o que está pedido no edital e, principalmente, no contrato de prestação de serviço”, destacou. A  previsão é que o programa comece em 2019 e dure em torno de um ano e meio. Os cerca de dois mil fornecedores cadastrados de Itaipu vão receber um  convite e, aqueles que manifestarem interesse, passarão por um processo de  seleção.  Alguns critérios serão adotados para definir as 300 empresas, como ter contrato vigente com a empresa.

Representante  da  Stand Solutions, de Foz do Iguaçu, Kellen Rafagnin Andreola acompanhou a apresentação e aprovou a iniciativa. “[A capacitação] Pode  nos  ajudar  muito. Itaipu tem manual para todo tipo de atendimento e esse  grau  de  exigência  é  tamanho  que nos faz querer melhorar sempre”, afirmou.

Se  algum  fornecedor  tiver  interesse pelo programa, pode entrar em contato  com  a  Itaipu e o Sebrae-PR pelos e-mails desfor@itaipu.gov.br ou
programadesfor@pr.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Itaipu

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