NOTÍCIAS

A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, reestruturou sua Universidade Corporativa. Renomeada como Universidade CPFL e com investimento médio anual de R$ 14 milhões, a instituição amplia a oferta de cursos de aprimoramento e capacitação para os quase 14 mil colaboradores do Grupo e para a comunidade. Nesta nova fase, o principal objetivo é desenvolver a cultura do protagonismo entre os colaboradores.

Com o novo posicionamento, a Universidade CPFL irá assumir o papel de facilitadora do desenvolvimento do conhecimento, encorajando o profissional a assumir o protagonismo da própria carreira e a buscar e estimular seus colegas no desenvolvimento de novas habilidades. Para isso, irá fortalecer o aprendizado de soft skills, ou habilidades mentais, emocionais e sociais que complementam a formação técnica de um profissional e aprimoram seu desenvolvimento.

O processo, que marca o aniversário de 10 anos da Universidade, foi iniciado com um levantamento com a alta liderança da empresa e a realização de benchmarking com outras universidades corporativas reconhecidas no mercado. O estudo revelou a importância de CPFL Energia direcionar os seus esforços para conduzir os colaboradores a uma cultura de multinegócios, inovação, agilidade e foco no cliente.

O reposicionamento estratégico da Universidade CPFL busca atender a um novo perfil de profissional do setor elétrico brasileiro, que vem se transformando com o advento da liberalização do mercado, do empoderamento do consumidor e do advento de novas tecnologias, como geração distribuída, redes inteligentes, digitalização e mobilidade elétrica.

“Se antes bastava ter bom conhecimento técnico, novas tecnologias e o surgimento de um cliente mais exigente e consciente requer que o profissional que atua em uma empresa de energia também tenha uma visão de gestão, liderança e inovação”, afirma do diretor de Recursos Humanos da CPFL Energia, Rodrigo Ronzella.

Cursos oferecidos

A Universidade CPFL conta com cursos presenciais e online, divididos em quatro escolas de ensino: 1) Escola de Excelência Operacional, voltada ao atendimento da área de engenharia e Centros de Operações das distribuidoras; 2) Escola de Excelência no Atendimento, direcionada para atender as demandas dos treinamentos técnico-comerciais; 3) Escola de Negócios e Inovação, responsável pelos treinamentos que suportam o desenvolvimento dos nossos negócios, com foco no alcance das alavancas estratégicas; 4) Escola de Liderança, responsável por todos os treinamentos voltados ao desenvolvimento dos gestores.

Os colaboradores do Grupo CPFL têm acesso a mais de 200 ações formativas presenciais, dentre as quais treinamentos técnicos operacionais e comerciais, treinamentos corporativos e de liderança, programas de requalificação, eventos externos, palestras. A Universidade CPFL também oferece uma plataforma de aprendizagem digital e interativa, conhecida como Multi RH, com mais de 50 cursos ativos, os quais abrangem: 1) treinamentos técnicos, por meio de simuladores virtuais; 2) treinamentos específicos algumas áreas; 3) treinamentos comportamentais, como ética, gestão do tempo, nutrição e qualidade de vida, entre outros.

Além disso, a Universidade CPFL possui parcerias com a Fundação Instituto de Administração (FIA), Fundação Dom Cabral, Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC), Metrocamp e com a consultoria FranklinCovey para oportunidades de graduação, pós-graduação, MBA e especialização. Esses cursos são oferecidos aos colaboradores do Grupo CPFL e, em sua maioria, se estendem para os familiares.

Universidade CPFL

Com objetivo de realizar a gestão do conhecimento dentro da CPFL Energia e também capacitar os colaboradores do Grupo, a Universidade CPFL foi lançada em 2008, comemorando 10 anos de existência ao final de novembro deste ano. No último ano, foram ministradas mais de 771 mil horas de treinamento, divididos entre 558 cursos presenciais e online e capacitando mais de 10 mil profissionais.

A Universidade CPFL conta com 17 instrutores, sendo 11 em São Paulo e seis no Rio Grande do Sul. Os treinamentos são realizados em espaços dedicados nas sedes de Campinas (SP), São Leopoldo (RS) e Caxias do Sul (RS), além de 10 outros centros de treinamento.  Além disso, a Universidade conta com uma biblioteca completa, com cerca de 35 mil títulos, entre livros, periódicos e materiais multimídias sobre o setor elétrico e gestão de negócios.

Para a comunidade, a principal iniciativa é o projeto Escola de Eletricistas, curso gratuito para a formação de eletricistas nas comunidades em que as cinco distribuidoras do Grupo atuam nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Em 2018, até o momento, já finalizamos 18 escolas, realizadas em diferentes cidades da área de concessão em São Paulo e Rio Grande do Sul. Foram formados gratuitamente 259 eletricistas e 134 alunos estão cursando a escola, com previsão de término em 2019. Até o momento, 198 participantes dos cursos foram incorporados ao quadro de colaboradores da CPFL Energia, o que representa 76% do total.

Fonte: CPFL Energia

+ Notícias mais lidas

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2019
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso