v Obra24horas | Entrevistas > Vâner Silva
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Profissionais especializados ganham destaque no setor de jardinagem e paisagismo

 

Vâner Silva

 

Cada vez mais, os setores de construção, decoração e paisagismo vêem mostrando e destacando a importância de terem trabalhadores com alguma formação os representando. Ainda novo no Brasil, o serviço de jardinagem especializada está ganhando espaço e deixando evidente – pela aparência dos jardins – o quanto um profissional é essencial para essa área, que nada mais é do que a porta de entrada de qualquer imóvel.

Para entendermos um pouco mais desse novo mercado, conversamos com Vâner Silva, especialista em plantas e diretor-presidente da EcoJardim, franquia de serviços de jardinagem com unidades no estado de São Paulo.

Obra24Horas: Qual a importância de ter um profissional especializado cuidando dos jardins?

Vâner Silva: Para instalar um jardim em uma residência gasta-se tempo e dinheiro. Se ele não for tratado por profissionais experientes todo o investimento pode ir por água abaixo. Apenas um profissional treinado conhece todas as técnicas para manter as plantas sempre nutridas e cheias de vida. Donas de casa que gostam de cuidar do jardim podem apenas oferecer os cuidados básicos e muitas vezes as plantas morrem prematuramente.

Na eco jardim temos essa experiência. Sou técnico agrícola, com mais de 20 anos de experiência no tratamento de jardins, e trabalho em parceria com uma bióloga. Os franqueados todos recebem treinamento antes de começar os tratamentos nos jardins e, depois, fazemos o acompanhamento mensal de todos eles, oferecendo suporte necessário.

Obra24Horas: Como é o mercado para profissionais especializados em jardinagem? Quais as perspectivas?

Vâner Silva: Muito carente. A demanda é grande e o número de empresas focadas neste serviço de jardinagem é muito pequeno.

Porém a perspectiva é de melhora, visto o crescimento econômico e o avanço do setor de serviços. Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising - somente em 2010 o setor de serviços cresceu 12,7%. Fora o fato de a classe C já poder investir capital no tratamento do jardim, aumentando consequentemente em solicitações de serviços.

Paralelo a isso, temos também o crescimento do setor da construção civil devido aos projetos da Copa e das Olimpíadas (as obras precisarão de investimento em jardins).

Obra24Horas: É muito caro adquirir serviços especializados para jardinagem?

Vâner Silva: Não. Depende apenas do tamanho e da dificuldade que o trabalho exige. Alguns jardins são tratados durante uma manhã inteira e cobramos uma média de R$ 25,00 a hora (R$ 100,00 o serviço completo realizado uma vez por mês). Há jardins que demandam mais trabalho e o valor pode aumentar.

Obra24Horas: O que é preciso para manter um jardim bem nutrido?

Vâner Silva: Utilizar produtos de acordo com a época do ano e na quantidade ideal , recomendada para cada planta. Apenas um profissional capacitado saberá as épocas certas para ministrar os produtos e os adubos adequados.

O uso de bioestimulantes que funcionam como vitamina para plantas, por exemplo, não afetam o meio ambiente, não têm contra indicações e se adequam a necessidade crescente de uso de produtos ecologicamente correto.

Obra24Horas: Como um jardim pode ser importante para a valorização de imóvel?

Vâner Silva: Um jardim bem cuidado valoriza em até 10% o valor do imóvel, são a moldura da casa. Enriquece a decoração do ambiente e chama muito mais a atenção de compradores. Mesmo uma bela residência, construída com materiais de qualidade, parece incompleta enquanto os canteiros não estiverem plantados. O jardim deve, antes de mais nada, estar integrado com o estilo arquitetônico da casa, criando um todo harmonioso e agradável.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso