v Obra24horas | Entrevistas > Sérgio Guimarães
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

A região de Itaquera e a construção do Estádio do Corinthians

 

Sergio Guimarães

A prefeitura de São Paulo sancionou a lei que concede isenção fiscal de cerca de R$ 420 milhões para a construção do estádio do Corinthians, no mesmo dia em que o governo revelou que custeará a ampliação da estrutura do local – que tinha a previsão, inicialmente, de abrigar 48 mil pessoas – para 68 mil lugares. As iniciativas que fortalecem São Paulo na briga com outras cidades pela abertura da Copa, também geram uma série de benefícios à região de Itaquera. Além dos investimentos para a construção do “Fielzão”, o local receberá várias obras para garantir um desenvolvimento mais amplo ao bairro. Entre os projetos estão as construções até 2013, de uma Escola Técnica (Etec), de uma Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), e a entrega do Parque Linear do Rio Verde.

Na área de infraestrutura, serão destinados R$ 480 milhões para a elaboração de vias de acesso à avenida Jacu Pessêgo e à Nova Radial. Outra iniciativa, que deve favorecer o crescimento econômico de Itaquera, é o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano chamado Operação Urbana Consorciada Rio Verde – Jacu, que tem o objetivo de criar pólos voltados à atração de atividades econômicas para a geração de empregos e de renda, diminuindo assim, os deslocamentos dos moradores da zona leste para outros lugares em busca de trabalho. Para entendermos melhor os ganhos que a região ganhará com a construção do estádio, conversamos com Sérgio Guimarães Pereira Júnior, diretor da Vallor Urbano, empresa especializada no segmento de urbanização de áreas e terrenos residenciais e industriais.

Obra24Horas: Como a construção de uma obra como um estádio pode ser vantajosa para qualquer região?

Sérgio Guimarães: A obra, isoladamente, não traz benefícios. Porém seu impacto no entorno, se bem planejado, pode ser um diferencial importante, gerador de um polo de desenvolvimento, como deve acontecer em Itaquera.

Obra24Horas: Como evitar um crescimento desordenado ao redor do local?

Sérgio Guimarães:
É necessário que o poder público assuma integralmente seu papel de agente fomentador do desenvolvimento e normatizador do espaço urbano. Não se pode imaginar uma obra deste porte sem a necessária adequação do zoneamento da região e criação de diretrizes de desenvolvimento.

Obra24Horas:
A valorização da região é um fato?

Sérgio Guimarães:
É um fato inquestionável. O simples anúncio da construção do estádio gerou uma valorização de cerca de 30% no preço dos terrenos da região.

Obra24Horas:
Quais serão as principais obras em decorrência do estádio?

Sérgio Guimarães:
Haverá um grande programa de readequação dos acessos urbanos com construção de um novo sistema viário e uma integração com os meios de transporte público de massa já disponíveis, como o metrô, por exemplo.

Obra24Horas:
Como Itaquera será influenciada com essas obras?

Sérgio Guimarães:
Itaquera poderá se tornar um grande polo de desenvolvimento urbano planejado, caso a oportunidade gerada por estes investimentos não seja desperdiçada.

Obra24Horas: Já é possível perceber uma valorização do local mesmo antes da construção do empreendimento?

Sérgio Guimarães: Sim, como já está acontecendo no bairro. O anúncio e o início da obra já são iniciativas que promovem essa valorização.

Obra24Horas: Em sua opinião de especialista, o futuro estádio do Corinthians em Itaquera, era mesmo a melhor opção na cidade de São Paulo para os jogos da Copa do Mundo?

Sérgio Guimarães: A escolha de uma região carente de desenvolvimento foi extremamente acertada. A cidade terá uma grande oportunidade de criar um novo paradigma de revitalização urbana e novas frentes de crescimento. A outra possibilidade seria na região de Perus, Pirituba, igualmente carente de uma iniciativa deste porte. Acredito que a existência do metrô e a proximidade do aeroporto de Cumbica foram determinantes para a escolha da região. Tecnicamente, uma escolha correta.

Obra24Horas: O que os habitantes da região podem esperar com o fim dessas obras de infraestrutura?

Sérgio Guimarães: Creio que a população de Itaquera poderá ficar otimista e orgulhosa de seu bairro que sofrerá uma enorme transformação.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso