v Obra24horas | Entrevistas > Ricardo Paschoal
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Sistema sustentável permite a reserva das águas das chuvas para irrigação do jardim

 

Ricardo Paschoal

Ideal para criação de jardins sobre laje em empreendimentos corporativos, comerciais e residenciais, o Tec Garden é um sistema que pode contribuir para minimizar os efeitos nocivos das enchentes nas grandes cidades, além de economizar água e prolongar a durabilidade da impermeabilização da laje que suporta o jardim, fatores que contribuem para real sustentabilidade principalmente em grandes centros urbanos.

Idealizado pelo arquiteto paisagista Benedito Abbud e concretizado pelo departamento de engenharia da Remaster Tecnologia, ele trata de um elemento construtivo sustentável que reserva as águas das chuvas para irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes.

Uma vez implantado o jardim com forrações, arbustos, árvores e palmeiras, o sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. Para entender mais sobre esse novo produto, conversamos com Ricardo Paschoal, engenheiro responsável pelo Tec Garden.

Obra24Horas: O que é o Tec Garden e quais as suas principais funções?

Ricardo Paschoal: O Tec Garden é um elemento construtivo eco-eficiente que reserva as águas das chuvas para irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou qualquer mecanismo automático ou manual.  

Obra24Horas: Como é o seu funcionamento?

Ricardo Paschoal: Ele funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza. As águas da chuva penetram no solo, são filtradas pelo próprio solo e ficam armazenadas no vão sob as placas. Se a chuva for intensa, um sistema de extravasamento drena o excesso não permitindo que o solo sature por muito tempo. Quando para de chover, a água evapora ou é consumida pelas plantas (evapotranspiração). A capilaridade, através dos tubos de irrigação e drenagem (pavios), garante a umidade do solo e a irrigação dos jardins. Caso haja uma estiagem prolongada, o sistema prevê uma alimentação normal de água da rede urbana e assim, mantendo o funcionamento do Tec Garden.

Obra24Horas: Como surgiu a ideia de criar o Tec Garden?

Ricardo Paschoal: O conceito do arquiteto paisagista Benedito Abbud, surgiu observando o próprio ciclo natural das águas, ou seja, chove, depois há o contato e infiltração da água no solo, saturação do solo, escoamento e abastecimento do lençol freático criando uma franja capilar contribuindo para a hidratação e nutrição vegetal. Este conceito se somou com a tecnologia de piso elevado remaster no qual garante a sustentação de grandes cargas dando mais liberdade e composição paisagística. 

Obra24Horas: Quais são os benefícios para quem implantar o sistema?

Ricardo Paschoal: Podemos listar diversos benefícios, como:
* Irriga o jardim por capilaridade reduzindo o gasto de energia e o uso de equipamentos, manutenção e mão de obra;
* Economiza água da rede urbana, otimizando a utilização de águas proveniente das chuvas;
* Sistema totalmente sustentável, utilizando em sua maioridade matérias reciclados e recicláveis;
* Permite a fertilização por subsuperfície eliminando o contato direto de substâncias químicas com pessoas e animais;
* Protege a manta de impermeabilização de ferramentas de manutenção de jardim e outros objetos pontiagudos;
* Elimina o contato do solo com a impermeabilização, facilitando sua manutenção;
* Protege a impermeabilização do ataque de raízes;
* Elimina a camada de regularização para drenagem de laje;
* Aumenta a vida útil da camada impermeabilizante pela presença de lâmina de água que estabiliza sua temperatura;
* Deixa de aquecer até 4°C no interior do ambiente.

Obra24Horas: O Tec Garden pode auxiliar para a resolução das enchentes nas grandes cidades?

Ricardo Paschoal: O Tec Garden tem uma enorme contribuição agindo diretamente para a minimização das enchentes nas grandes cidades, pois armazena e reutiliza a água proveniente das chuvas não descartando a mesma diretamente na rede urbana de coleta de águas.

 Obra24Horas: Como é a instalação do Tec Garden?

Ricardo Paschoal: O sistema sai praticamente pronto da Remaster, ou seja, os tubos de irrigação e drenagem já saem no seu tamanho correto envolvido com a manta de drenagem, as placas de piso saem com os orifícios e com os espaçamentos corretos para que haja o encaixe dos tubos de irrigação. As placas vão embaladas em fardos contendo seis placas devidamente amarradas para que não haja perdas com quebras das mesmas no transporte..

Para instalá-lo, primeiramente, a laje deve ser impermeabilizada de forma adequada, pois, é nela que a água proveniente das chuvas vai ficar armazenada. Após esse, inicia-se a instalação dos pisos elevados Remaster com os tubos de irrigação, feita de maneira rápida por instaladores treinados, garantindo assim que o sistema tenha um perfeito funcionamento.
A incorporação do solo no sistema vem depois da instalação dos pisos elevados, quando os tubos de irrigação já estiverem devidamente vedados.

O substrato deve ser colocado primeiramente dentro dos tubos de irrigação, de forma que não fiquem espaços vazios dentro dos tubos, tendo, portanto, solo em toda sua extensão. Depois de colocado o solo nos tubos de irrigação, coloca-se o mesmo sobre o sistema de pisos.
Deve-se irrigar periodicamente a vegetação até que a mesma estabeleça seu sistema radicular.

Obra24Horas: O sistema pode ser implantado em residências?

Ricardo Paschoal: O sistema pode ser colocado em qualquer laje impermeabilizada incluindo residências, edifícios, parques, campo de futebol, etc.

Obra24Horas: Você acredita que o Tec Garden e produtos semelhantes serão uma tendência no futuro para qualquer novo empreendimento?

Ricardo Paschoal: Não só acredito como tenho certeza que a mudança de conceitos e quebras de paradigmas, tanto em ambientes corporativos como populacional, vêm evoluindo no que diz respeito à preservação do meio ambiente e preocupações com as gerações futuras, dando melhor qualidade de vida as mesmas. Produtos como os que a Remaster fabricam e desenvolvem têm contribuído muito para tornar este processo mais dinâmico, atendendo novos empreendimentos e também empreendimentos mais antigos que necessitam de reformas, minimizando os impactos ambientais. 

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso