v Obra24horas | Entrevistas > Patricia Totaro
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Projetando bem-estar

 

lPatricia Totaro

Cada vez mais, os profissionais da área de arquitetura vêm se especializando para melhor atender uma determinada fatia do mercado. Prova disso é a arquiteta Patricia Totaro, que percebendo uma lacuna na área de projetos para academia, em 1997, passou a pesquisar sobre o mercado fitness e esportivo, tornando-se referência em arquitetura para academias, spas, clubes, entre outros.

Hoje, seu escritório Patricia Totaro - Arquitetura de Resultados é responsável por mais de mil projetos em todo o Brasil, sendo alguns reconhecidos até internacionalmente, entre eles o da Unique Family Fitness (Brasília/DF), considerado pela revista americana CBI - Club Business International -, como um dos três locais que possui o design mais diferenciado do mundo.

Confira abaixo a entrevista com Patrícia Totaro e entenda um pouco mais desse segmento! 

Obra24Horas: Quando você descobriu que havia uma lacuna na área de projetos para academia, SPA, clubes?

Patricia Totaro: Assim que fui projetar minha primeira academia e não encontrei referências arquitetônicas neste assunto. Tive que começar o meu aprendizado pesquisando junto aos donos de academias, professores, funcionários, sobre o que funcionava ou não nos locais existentes.

Obra24Horas: Quais são os diferenciais para um projeto desse segmento?

Patricia Totaro: O projeto tem que começar a ser concebido pelo dimensionamento. Os fatores que definem o tamanho de uma academia são a pesquisa de mercado e o potencial de público na região. Depois de definido o tamanho e o conceito (se será uma academia para treino rápido, tipo clube, completa, só natação, entre outros), fazemos a distribuição interna das áreas focando no máximo de aproveitamento dos espaços, para que não surjam “gargalos”, como, por exemplo, vestiários pequenos. Eu diria que o primeiro diferencial é o conhecimento profundo do negócio e do operacional de academias.

Outro diferencial é a adequação da academia ao público-alvo. Temos que pesquisar e analisar quem será o futuro aluno, quais as suas expectativas e desejos, e fazer com que o visual da academia atenda à necessidade inerente ao ser humano de fazer parte de um grupo, seja ele qual for. Por isso, não dá para fazer um projeto  “genérico” para agradar a todos. Temos que focar em um segmento da população em cada projeto.

Obra24Horas: Qual a importância do proprietário de uma academia ou SPA fazer um projeto do local com um profissional especializado?

Patricia Totaro: O conhecimento adquirido anteriormente com acertos e erros. O negócio “academia e SPA” têm vários “truques” operacionais que, simplesmente através da visitação a um lugar, não podem ser absorvidos por completo. Estudo muito o assunto, inclusive faço cursos de gestão e vendas em academias com o objetivo de traduzir as necessidades operacionais em boa arquitetura.

Obra24Horas: O que é imprescindível ter em um projeto desses?

Patricia Totaro: Conforto para o cliente, sempre!

Obra24Horas: Quais foram os projetos mais marcantes que você realizou e que valem a pena ser contados pela sua importância?

Patricia Totaro: Eco Fit, a rede Monday, a rede de licenciados da Runner, a rede de franquias Pelé Club. Mas é difícil escolher, pois cada projeto nosso tem uma história, um conceito diferente por trás e um resultado que sempre nos deixa muito orgulhosos.

Obra24Horas: Você realizou um vasto estudo de campo para começar a criar projetos para esse setor. O que de mais importante você observou com esse estudo?

Patricia Totaro: Notei que a maioria dos donos de academia não tinha a percepção de o quão importante é pensar arquitetonicamente. O espaço que o aluno irá freqüentar deve ser agradável, para que ele sinta vontade de permanecer naquele ambiente, como se fosse uma segunda casa.

Pensar no público - alvo do projeto é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento.

Obra24Horas: O que proprietários desses locais precisam prezar na hora de construir/reformar o seu espaço?

Patricia Totaro: Para construir, a localização tem que ser de fácil acesso e precisa ter espaço para estacionamento fácil. Depois, deve-se seguir um pré-dimensionamento bem feito e adequar o visual ao público alvo. Para reformar, depende do objetivo. Às vezes pegamos uma academia que está com poucos recursos e necessita de uma reforma barata e de impacto. Neste caso, a saída, normalmente, é planejar uma nova pintura, alguns detalhes de conforto para os alunos, coisas que impactam sem custar muito. Já em academias que precisam se remodelar para manterem-se atualizadas, precisamos entender mais a fundo do que os alunos gostam, do que eles já se “cansaram” e propor novas soluções. Cada caso é um caso. 

Obra24Horas: Um projeto desse segmento, para ser considerado modelo, precisa ter quais características centrais?

Patricia Totaro: Ambientes integrados, iluminação de impacto, visual claro e aconchegante e conforto para o aluno em todos os seus pontos de contato com a estrutura.

Obra24Horas: Hoje, é mais difundida a importância de haver projetos arquitetônicos específicos para spas, academias e clubes?

Patricia Totaro: Sim. Quando comecei, somente as academias maiores ou de investidores de outras áreas contratavam arquitetos. Hoje, isso já faz parte da realidade de todos.

Obra24Horas: Como era esse mercado, quando você começou a atuar nele, e como é hoje, em relação à procura e quantidade de clientes?

Patricia Totaro: Como disse, os donos de academia não compreendiam como a arquitetura poderia auxiliá-los na retenção de alunos, por exemplo. A demanda na época era escassa, mas consegui mostrar ao mercado a real necessidade da arquitetura. Hoje, temos cerca de 40 projetos em andamento, prova que a mentalidade dos empresários do setor fitness já é outra.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso