v Obra24horas | Entrevistas > Patrícia Henriques
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

A cêramica na decoração

 

Patrícia Henriques

Formada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, Patrícia Henriques se dedica há mais de quatro anos com a produção de peças de cerâmica, feitas sob encomenda ou não. Porém, o gosto pela arte começou antes disso, quando trabalhou em museus de São Paulo e teve contato com obras de arte. Usando sua experiência e o gosto pela literatura como inspiração, seu trabalho vem ganhando cada vez mais destaque não só pelos adoradores da cerâmica e trabalho manual, mas por quem dá preferência a uma decoração mais intíma e com estilo pessoal.

E as opções para mudar a cara da residência com os trabalhos de Patrícia são muitas. Além dos personagens baseados em obras literárias, a artista plástica cria paineis para parede exclusivos e de diferentes tamanhos para atender a demanda tanto de decoradores, quanto de pessoas apaixonadas pelas formas modeladas. Outro filão, recente, mas que promete crescer muito ainda é a decoração de varandas gourmet.

Conheça um pouco mais do trabalho de Patrícia Henriques e entenda porque a cerâmica vem conquistando cada vez mais os decoradores. 

Obra24Horas: Como surgiu o seu interesse de trabalhar como ceramista?

Patrícia Henriques: Surgiu por conta da minha formação em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Unesp - Universidade Estadual Paulista. A cerâmica faz parte da grade curricular, e eu sempre me destaquei e gostei dessa matéria.

Obra24Horas: Você notou um aumento da demanda pelos seus produtos desde o início da sua carreira?

Patrícia Henriques: Essa demanda aumentou consideravelmente. Principalmente, porque ao longo desses quatro anos consecutivos, minha técnica se aprimorou (trabalho essencialmente com modelagem manual, ocagem e corte de placas). Todas as peças são feitas uma a uma, sem o uso de moldes. O design de cada peça começou a ficar mais bonito e interessante, pois diferente dos demais ceramistas que investem em utilitários para alimentos e restaurantes, acabei me dedicando a desenvolver peças baseadas em meus desenhos e elas começaram a “a subir pelas paredes”, ou seja, a ser usadas em paredes. Assim, o ramo da decoração é meu forte.

Obra24Horas: Como a cerâmica pode ser incluída no projeto de uma residência?

Patrícia Henriques: Dependendo do cliente, a combinação madeira, plantas e cerâmica é perfeita para criar uma sala de estar gostosa para receber amigos, ou ainda quartos de criança. Já fiz, por exemplo, uma instalação de vários fuscas, pois o menino gostava muito de carros. Também já fiz um quarto baseado em safári, com girafas de parede, elefantes, corujas. É interessante fazer uma anamnese para conhecer as ideias que o cliente possui.

Obra24Horas: Um dos seus pontos fortes é a produção de peças para a parede. Geralmente elas são feitas sobre encomenda?

Patrícia Henriques: Um ponto interessante é o que trabalho diário do ateliêfaz com que você tenha novas ideias e soluções para o uso das peças produzidas. Muitos clientes me procuram porque já viram a peça em alguma revista ou na casa de amigos, e já vêm com uma vontade e algo imaginado. Assim começa a produção de um painel exclusivo para uma casa.

Obra24Horas: Qual o grande diferencial de ter uma peça como essa na sala ou mesmo em outro cômodo?

Patrícia Henriques: O diferencial é que ela é única. Todas as peças são feitas uma a uma, sem o uso de moldes. O que dá a cada uma o caráter de exclusividade.

Obra24Horas: A cerâmica é um produto muito antigo, mas ainda muito presente em qualquer residência. No seu ponto de vista, qual o segredo desse material?

Patrícia Henriques: A cerâmica é um material que está na vida do homem, desde os primórdios da nossa história. Para mim é muito curioso lidar com algo tão antigo e ao mesmo tempo, tido como material de alta complexidade. Os vasos mais antigos nos contam a maneira como os homens da antiguidade viviam e até como começaram e se organizar em sociedade. E atualmente, os trilhos de trem bala e até os bicos de foguete da Nasa são revestidos com material cerâmico. Há ainda pesquisas de roupas super leves e finas, que não permitem a queda de calor de um corpo, e todas elas produzidas com um tipo de fio cerâmico. Sem contar o amplo uso no mercado odontológico. Ou seja, é o material mais primitivo e mais contemporâneo que atravessa nossa história.

Obra24Horas: A cerâmica pode ser usada tanto em decorações mais tradicionais como nas mais modernas? Como fazer essa mistura?

Patrícia Henriques: Acredito que sim, pois a minha opção de usar as cores da argila, no meu caso, o marfim e um tom de marrom, faz com que as pessoas possam combinar a peça com qualquer escala de cores, como fundos, verdes, azuis, brancos, vermelhos.

Obra24Horas: A maioria dos novos apartamentos conta com as varandas gourmets. Existe uma demanda específica para essa área?

Patrícia Henriques: Existem sim, pois as pessoas buscam por conforto em ambientes que sejam uma espécie de “oásis” dentro de casa. Assim, a combinação de elementos trazem a ideia de equilíbrio e tranquilidade, por isso, o uso de muita madeira, plantas diversas e também de cerâmica para decoração, para compor ambientes relaxantes e gostosos de permanecer, são muito usados por decoradores e arquitetos 

Obra24Horas: O aumento no número de novos empreendimentos residenciais é nítido. Esse boom faz com que as pessoas busquem diferenciais, seja nas cores, na reforma interna, e até na decoração. Você nota que alguns clientes a procuram com o intuito de sair “do lugar” comum, e buscar personalidade com suas peças?

Patrícia Henriques: Exatamente. Elas querem que o espaço tenha a sua cara, que transmita sua filosofia de vida e que tenha algo que seja dele. Quer seja uma frase em uma das peças produzidas por mim ou um tipo de árvore que ela goste mais. É muito comum casais me procurarem para eu tentar dar forma a algo imaginado.

Para conhecer mais o trabalho é só acessar o seu blog

www
.ceramicapatriciahenriques.wordpress.com.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

LEIA TAMBÉM

ENTREVISTA
ENTREVISTA
Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso