v Obra24horas | Entrevistas > Novo shopping online de arquitetura, decoração e design
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Shopping online de arquitetura, decoração e design inicia suas operações nesse mês

 

 

Criado em Curitiba/PR, o Montacasa, portal de arquitetura, decoração e design, surgiu com o objetivo de se tornar o maior shopping virtual do segmento. Criado por Caroline Dias, a proposta é oferecer aos usuários uma verdadeira consultoria, além de propor referências de obras de arte, tapetes e cerâmicas de coleção.

O site será um canal de “atalho” entre o consumidor, arquiteto, fornecedores e o consumidor final, já que muitos produtos não são facilmente encontrados, seja por uma falta de visibilidade da marca ou por logística dos fornecedores. Para isso, ele oferecerá uma série de ferramentas que visam estreitar o relacionamento e paralelamente, alavancar os negócios e o retorno financeiro dos profissionais e das marcas.

O Montacasa será lançado na CASA COR São Paulo, realizado de 28 de maio a 21 de junho.

Confira a entrevista com a idealizadora e presidente do projeto, Caroline Dias.

Obra24Horas: O que é o Montacasa e como surgiu a ideia de criar o portal?

Caroline Dias: O Montacasa é um portal de vendas de produtos de arquitetura, decoração e design, inspirado em ambientes criados por especialistas para facilitar o acesso do consumidor final. A ideia nasceu de uma necessidade pessoal minha somada à demanda apontada pelo estudo de mercado no segmento de alto padrão de decoração online.

Obra24Horas: Quando ele entrará no ar?

Caroline Dias: A estruturação do lançamento do Montacasa, que vislumbrou primeiro um grande ganho de visibilidade para a conversão de arquitetos e fabricantes, será na CASACOR SP 2013. Num primeiro momento com maior foco em B2B trazendo para o site arquitetos e produtos de patrocinadores da mostra, dentre outras empresas interessadas, e então B2C com a venda inédita de produtos expostos na CASA COR simultaneamente à mostra, tanto por meio do site, como  de QR CODE contidos nos produtos para compra por meio de mobisite.

Obra24Horas: Como funcionará e quais os serviços que o site disponibilizará?

Caroline Dias: O portal é um espaço virtual de produtos de decoração de alto padrão, mas tem como maior foco a exposição de projetos de profissionais e seus fornecedores que venderão seus produtos no site. Assim, para os profissionais, um projeto que já estava finalizado pode ganhar nova vida por meio deste portfólio online e encantar clientes muito além de seu círculo de atendimento. Além disso, o Montacasa respeitará os acordos de exclusividade entre fabricantes e lojas físicas, prevendo uma remuneração para a loja responsável pelo CEP de entrega. Para os arquitetos uma grande mostra, para o fabricante uma grande vitrine e para as lojas físicas o canal de vendas que faltava.

Obra24Horas: Quem será responsável por dar a consultoria aos usuários? Haverá uma equipe de arquitetos, designers e decoradores por trás do portal?

Caroline Dias: Os grandes consultores do Montacasa serão os arquitetos que publicarão seus ambientes, criações e matérias sobre tendências. Por esta razão criamos um clube de fidelidade, o Clube Kaza Decor, que remunera os arquitetos por esta participação. Mas também temos profissionais experientes na equipe interna que farão a análise dos ambientes enviados antes da publicação.

Obra24Horas: Como será a parceria com os fornecedores? Eles terão algum custo para exporem seus produtos no portal?

Caroline Dias: Não há custos para arquitetos e fornecedores entrarem. O conceito do negócio é exatamente oferecer o que cada mercado necessita sem custo, operando com os preços que o fornecedor determinar e prevendo apenas um percentual sobre a venda.

Obra24Horas: Qual é a vantagem de ser um parceiro do Montacasa?

Caroline Dias: Para o arquiteto a vantagem é divulgar seu trabalho e criar um portfólio online com visibilidade nacional, sem afetar a forma como trabalha com seus clientes locais. Para o fabricante é manter uma vitrine atualizada de produtos com especificações e acabamentos de forma a facilitar a decisão de compra. E para o lojista o canal de vendas complementar que não configura concorrência e sim cooperação.

Obra24Horas: A entrega dos produtos será de responsabilidade dos fornecedores ou do site?

Caroline Dias: Com o objetivo de manter a forma como os fabricantes trabalham hoje, o Montacasa utilizará a mesma logística adotada por cada fornecedor. Isso significa, os mesmos procedimentos e transportadoras contratadas de quando a venda é feita por uma loja física e a responsabilidade de entrega é do Montacasa. Caso o fornecedor necessite de apoio logístico, nósestaremos preparados para auxiliar.

Obra24Horas: Qual o ganho do consumidor com esse portal?

Caroline Dias: Ele terá acesso a informações atualizadas sobre arquitetura, decoração e design com a chancela dos melhores profissionais do Brasil. Poderá inspirar-se em criações e tendências publicadas por estes profissionais e ter acesso facilitado aos fornecedores, sem burocracia. Com informação de qualidade e precisa o consumidor compra melhor.

Obra24Horas: Faltava algo parecido no Brasil?

Caroline Dias: Sem dúvida. O estudo de mercado apontou essa carência online no segmento, tanto no mercado de e-commerce como na busca pela especificação precisa do produto. Quantas empresas mantém seu todo range de pronto atualizado na web? Ainda estamos falando de um shopping virtual de decoração de alto padrão com mostra dos profissionais rotativas que, sem custo, inspirarão o consumidor final.

Obra24Horas: Qual a expectativa quanto à aceitação do público e mesmo das empresas e prestadores de serviço do setor?

Caroline Dias: Entendemos que como todo novo projeto haverá muitas dúvidas, mas é certo que todo e qualquer produto será vendido pela internet e que este segmento estava carente no Brasil. Contamos com uma boa base de lançamento e de atualizações com novos módulos de serviços para as próximas versões do site. Sabemos que a exposição aos nossos parceiros e clientes implicará em exposição aos possíveis concorrentes também. Estamos preparados.

Obra24Horas: Qual o papel da internet para o setor de decoração, arquitetura e design atualmente? Ela poderia ser melhor explorada?

Caroline Dias: O papel da internet é o mesmo que em qualquer outro mercado: informar e, com investimento e competência, vender. Sim, a internet pode ser melhor explorada quando pressupõe colaborar com a decisão de compra do consumidor final que está ganhando experiência e confiança neste canal de vendas.

Obra24Horas: Alguma outra informação importante?

Caroline Dias: Os modelos de negócios do Montacasa foram pautados numa tendência bastante clara para mercados mais maduros: o da cooperação. Embora a palavra parceria tenha sido demasiado desgastada, o estudo de cases internacionais, até de outros mercados, mostrou que a empresa que está no mercado com base numa filosofia exclusivamente exploratória está com seus dias contados, sobretudo nesta era em que nosso país entra, com a crise internacional e a chegada de eventos de grande porte ao país. Precisamos falar uma linguagem única: respeito, facilidade e exposição.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso