v Obra24horas | Entrevistas > Nova empresa de construção foca em obras sustentáveis
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Nova empresa de construção foca em obras sustentáveis

 

legenda
Criada pelo executivo Marcelo Oliveira com investimento inicial de R$ 8 milhões, a OCC Empreendimentos é empresa que nasceu em um segmento considerado excessivamente tradicional no Brasil, para seguir parâmetros de excelência atuando em empreendimentos de grande porte e com foco em obras privadas, corporativas e especialização em empreendimentos sustentáveis.

Após estar à frente da PW Construções, original da Bahia, uma das construtoras com maior crescimento nos últimos anos, atendendo a clientes como Ancar, Prosperitas, LG, Bresco, Natura, Alstom e Wal-Mart, o CEO da OCC fundou a nova empresa.

A expectativa da OCC Empreendimentos para 2014 é executar cerca de R$ 200 milhões, na construção de shopping centers, parques logísticos e prédios corporativos, sempre com o diferencial sustentável – experiência adquirida pelo empresário, tendo realizado alguns dos primeiros empreendimentos com certificação verde no Brasil.

O número de obras verdes dobrou de 2012 para 2013 no Brasil e a previsão é que continue crescendo. O País é o quarto do mundo no ranking de empreendimentos sustentáveis em desenvolvimento, sendo o primeiro na América Latina. Os dados são do GBC (Green Building Council) e mostram a importância deste mercado. Estima-se que o segmento de obras corporativas tenha crescido em torno de 6% em 2012, e mesmo com a desaceleração em 2013, a previsão é de crescer o dobro do PIB, impulsionado pela expansão orgânica de shopping centers, redes de varejo, novos centros logísticos e o setor hoteleiro.

Confira a entrevista com Marcelo Oliveira.

Obra24Horas: Qual é o diferencial da OCC Empreendimentos?

Marcelo Oliveira: A OCC é uma das poucas construtoras estruturadas para gerenciar e executar todas as etapas do empreendimento, passando pela coordenação dos projetos, legalização e a construção. Acredito que a construtora precisa ter o know-how e controle sobre todas as etapas para garantir o cumprimento das metas de prazos e custos, em que, muitas vezes, essa responsabilidade fica dividida entre o incorporador (contratante), projetistas, consultores e a construtora.

Obra24Horas: Por que apostar no seguimento de empreendimentos sustentáveis?

Marcelo Oliveira: Em primeiro lugar a OCC tem a questão sustentável como uma de suas responsabilidades sociais como empresa. A construção civil é por natureza um elemento transformador do meio-ambiente. Além da obrigação de minimizar seus impactos ainda pode contribuir com projetos que diminuam consumos de recursos naturais com prédios mais inteligentes.  Em segundo lugar, apostamos em um nicho de mercado em que os clientes não optam por uma construtora somente por preço, mas por qualidade e uma filosofia semelhante à delas. Por essa razão temos sido escolhidos por grandes grupos nacionais e multinacionais para realizar seus empreendimentos, sejam novas indústrias, centrais de distribuição ou obras comerciais.

Acreditamos que em poucos anos os projetos verdes serão a maioria entre as grandes obras em andamento no Brasil, até se tornarem uma exigência. Se especializar e ganhar know-how nesse segmento de obras sustentáveis, para nós, significa aprender a fazer de forma mais eficiente sem aumentar o custo do empreendimento.

Obra24Horas: Como a OCC englobará a sustentabilidade em seus projetos? Ela será um critério “obrigatório” a todos os clientes da empresa?

Marcelo Oliveira: Construir de forma sustentável para nós significa seguir as melhores práticas de construção e adotar soluções inteligentes nos projetos. Isso sem adicionar custos iniciais e ainda ser mais produtivo. Obviamente que hoje conseguimos isso com o expertise que desenvolvemos. Dessa forma, oferecemos entregar ao nosso cliente, sejam indústrias, centrais de distribuição ou empreendimentos comerciais, uma construção ecologicamente sustentável pelo mesmo custo ou até inferior ao que ele pagaria para outra construtora executar sem a essa preocupação ambiental.

Obra24Horas: Quais tecnologias e serviços da OCC para implantar o conceito de sustentabilidade?

Marcelo Oliveira: Em primeiro lugar aplicamos nosso processo integrado de trabalho, uma metodologia de gerenciamento de empreendimentos própria que tem como base o OPM3 (organisation project management maturity model). Onde planejamentos e controlamos cada etapa do empreendimento da forma mais eficiente  a minimizar os impactos ambientais. Em segundo lugar, nossa equipe técnica irá propor soluções alternativas a tornar a edificação mais eficiente em termos de uso dos recursos naturais. Daí trazendo vantagens financeiras para o usuário.

Obra24Horas: É mais caro construir uma obra sustentável?

Marcelo Oliveira: É um conceito errado achar que é mais caro construir de forma sustentável. Se aplicarmos processos de planejamento e controle mais rigorosos, o resultado será uma construção com menos desperdício e em menor prazo. Apenas chamo a atenção que os construtores precisam se especializar e desenvolver suas equipes para fazer de forma eficiente.

Obra24Horas: Quais projetos a empresa já está executando?

Marcelo Oliveira: Estando em fase de projeto de dois empreendimentos, um na Bahia e outro no interior de São Paulo. Ambos os empreendimentos são logísticos, com previsão de início das obras no final de 2013.

Obra24Horas: Como convencer o cliente de que a sustentabilidade é algo crucial para qualquer obra?

Marcelo Oliveira: Para as empresas que ainda não incorporaram a sustentabilidade como compromisso social da organização, demonstramos os ganhos financeiros iniciais e futuros, além dos ganhos intangíveis, como a satisfação dos colaboradores e clientes que irão usar o empreendimento e o retorno de imagem para a companhia.

Obra24Horas: Qual o futuro da construção civil no Brasil, na visão da OCC Empreendimentos?

Marcelo Oliveira: Primeiro veio o boom da construção nos últimos oito anos, com crescimentos de duas vezes o PIB nacional. Mas nem todas as construtoras estavam preparadas e muitas perderam dinheiro. A construção civil deve continuar crescendo, porém em menor ritmo.  Agora a construção passa por uma fase de maior profissionalização, com foco em gestão e ganho de produtividade. Nesse segundo ciclo acredito que vamos ver as construtoras mais bem preparadas, entregando seus empreendimentos nos prazos e conseguindo gerar resultados financeiros mais sólidos. A construção civil é um business que gera grandes receitas, mas o histórico no Brasil é de baixa lucratividade e um risco elevado, isso se compararmos a outras indústrias. Acredito que, como a OCC, outras construtoras irão investir em ganho de produtividade e controle. Nessa evolução o cliente vai sair ganhando. Com uma melhor gestão as construtoras reduzirão riscos financeiros e poderão adotar custos mais otimizados.

Obra24Horas: Como fazer com que a sustentabilidade saia da teoria e torne-se uma realidade na construção civil?

Marcelo Oliveira: Acredito que já é uma realidade nos grandes projetos e esse é um caminho sem volta. A próxima etapa, essa mais difícil, será de incorporar nos empreendimentos de menor porte, nas obras residenciais. Dentro de alguns anos teremos demandas legais mais rígidas o que obrigarão os construtores a segui-las. As construtoras que não tiverem tecnologia farão de forma mais cara, enquanto que as mais bem preparadas não adicionarão nenhum custo.

A sustentabilidade somente pode ser agregada a OCC como um processo de evolução. Primeiro focamos em sermos eficientes no controle de custos e de prazos de nossos empreendimentos. Nunca tivemos um resultado negativo em um contrato, mesmo trabalhando com margens apertadas, e temos sido competentes na entrega das obras nos prazos. Se não tivéssemos alcançado esse patamar não poderíamos oferecer eficiência para os projetos dos nossos clientes sem acrescer custos. Internamente tivemos que focar em todas as áreas, suprimentos, coordenação de projetos, orçamentação, planejamento e controle de obras.

 

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso