v Obra24horas | Entrevistas > Najla El Aouar
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Trabalhar em home office requer um ambiente confortável e preparado para o trabalho diário

 

Najla El Aouar

Home office deixou de ser uma tendência para tornar-se uma realidade no Brasil. Segundo pesquisa encomendada pela Cisco, 76% dos entrevistados acreditam não ser preciso estar fisicamente no local de trabalho para ser produtivo, e uma porcentagem ainda maior, 83%, garantiu que estaria disposta a trocar altos salários por maior flexibilidade na jornada de trabalho.

E não são apenas os profissionais que vêem essa vantagem. As empresas passaram a perceber que o estilo de trabalho home office pode ser muito mais rentável, já que o colaborador passa a ter mais flexibilidade de horário, e com isso mais rendimento, além de gastar menos tempo no trânsito – tempo esse que pode ser revertido em horas de trabalho –, fora os gastos com eletricidade, água, entre outros, que passam a ser de responsabilidade do empregado.

Para entendermos melhor o que os profissionais que trabalham no estilo home office precisam para deixar um cômodo de sua casa com cara de escritório, entrevistamos a arquiteta urbanista Najla El Aouar.

Boa Leitura!

Obra24Horas: Há quanto tempo você observa uma procura maior por home office?

Najla El Aouar: Desde  2007, a busca pela aquisição de um home office aumentou consideravelmente. Isto acontece devido à vida, cada vez mais atribulada, de trabalhadores, sendo na maior parte, empresários e profissionais autônomos. Desta forma, o home office não só é usado para quem trabalha em casa, mas também para quem leva trabalho para casa.

Obra24Horas: Você acredita que essa é uma tendência que veio para ficar e ainda deve crescer mais?

Najla El Aouar: Essa tendência só tende a crescer, porque a vida ficou muito prática e computadorizada. Hoje tudo se resolve a qualquer momento pela internet, desde compras de passagens aéreas internacionais e de supermercado, a pesquisas de bons roteiros de viagens e outras mais. O uso do computador é diário, sendo para lazer, trabalho ou resoluções do dia a dia. Outro fator que colabora para a inserção de um home office dentro de um apartamento, é que hoje todo casal necessita de um ambiente multiuso. Em casas, eles podem ser dispostos abaixo da escada ou mesmo no cantinho da sala íntima. Ainda há outras vantagens: despreocupação com o trânsito e menor custo com manutenção.

Obra24Horas: O que é imprescindível na hora de montar um home office?

Najla El Aouar: A proporção do ambiente dita as regras de disposição do mobiliário e otimização do espaço. O primeiro passo é atender todas as necessidades do cliente. No final das contas, a obra é um conjunto de situações importantes e imprescindíveis, que inclui um bom layout, a especificação correta do mobiliário, uma iluminação de trabalho adequada e uma decoração harmônica e contextualizada. Tudo isto resulta em um projeto satisfatório. Não adianta o melhor mobiliário do mundo sem uma boa iluminação. É uma questão de saúde, e orientação dos oftalmologistas.

Obra24Horas: Quais são os pontos centrais que você observa quando faz o projeto?

Najla El Aouar: A questão organizacional é extremamente importante. Após a definição do layout, a organização deve ser provida por um desenho bem consciente de marcenaria, que possa abrigar documentos, agenda, canetas, blocos etc. A divisão de gavetas auxilia a guarda de objetos menores e pode ser feita no acrílico para ficar mais delicado. Vale a pena ressaltar o uso de gavetas de chave para documentos mais valiosos, e fundos falsos para locar cofres.

Obra24Horas: O que não pode faltar?

Najla El Aouar: A versatilidade de um home office, aliada à uma rica iluminação que proporciona conforto, economia e beleza de efeito, é providencial para o sucesso do projeto. Esta versatilidade pode ser usada de maneira inteligente em prol da otimização do espaço. Muitas destas soluções podem ser dadas através de projetos de marcenaria, que traz personalidade e funcionalidade ao ambiente.

Obra24Horas: Quais são os erros básicos que os profissionais podem cometer ao projetar um home office? 

Najla El Aouar: Não há erros quando há um bom profissional na jogada. O contrário pode acontecer. Muitas vezes por falta de um direcionamento, as pessoas podem meter os pés pelas mãos.

Algumas dicas para evitar erros:

1 - Nada melhor que experimentar o mobiliário nas lojas, pois comprar em catálogos pode ser um erro. Cada um tem um corpo diferente do outro, uns mais altos, outros mais baixos, uns mais magros e outros mais obesos, então acaba sendo uma questão ergonômica de encaixe;

2 - É interessante executar toda parte de obra em primeiro plano mesmo que não execute o projeto inteiro numa primeira etapa;

3 - O projeto deve acomodar todos os recursos tecnológicos e também instalação de som;

4 - Ocultar fios com o uso de painéis deixa o aspecto mais limpo sem nenhuma poluição visual;

5 - A cor do tampo da mesa deve ter um contraste de cor em relação às folhas A4 brancas para tirar toda a monotonia cromática e consequente cansaço visual.

Obra24Horas: Qual tipo de decoração é importante para esse cômodo?

Najla El Aouar: O mundo está muito tecnológico e tecnologia anda em paralelo com modernidade, praticidade e facilidade. Um estilo contemporâneo traz estas características, mas tudo é uma questão de conceito. A maior vantagem deste estilo é proporcionar um aspecto clean e linear, assim, otimizando o espaço.

Obra24Horas: Esse cômodo precisa seguir o restante da decoração e estilo da casa, ou não?

Najla El Aouar: Se for uma situação integrada com outro ambiente, como sala e escritório, de fato, deve seguir uma unidade de estilo. Caso o home office seja um ambiente segregado dos demais, como um aproveitamento de um quarto, não haverá nenhum problema se quiser definir outra cor, tecido e estilo.

Obra24Horas: O que os clientes buscam em um cômodo como esse?

Najla El Aouar: Qualidade de vida, felicidade e rendimento no trabalho são buscados pelos clientes e providos pelos seguintes itens: boa luminosidade, mobiliário confortável, e cores especificadas nas paredes, tecidos e móveis que remetam à tranquilidade e introspecção. Uma boa iluminação geral é imprescindível por questão de saúde. Oftalmologistas advertem sobre esta questão, aconselhando bom nível de luminosidade para as áreas de trabalho. Para maior economia de energia e maior homogeneidade luminosa, as luminárias com lâmpadas fluorescentes são mais indicadas. Para uma iluminação de efeito, os focos de embutir seguem esta linha por evidenciar a decoração.

Obra24Horas: Quais móveis devem ser usados?

Najla El Aouar: A escolha do mobiliário depende da atividade do profissional. Um advogado, por exemplo, tem muitos livros, então é necessário ter espaço para guardá-los. Uma costureira necessita guardar objetos menores, então, deve-se projetar gavetas com divisórias.

Penso que as necessidades básicas de um home office comum seguem o seguinte pensamento: “Normalmente este cômodo é usado como um quarto multiuso, dividindo outras funções como quarto de hóspedes e roupeiro. Para isto, é necessário além da bancada de estudos, o uso de um sofá-cama e um armário com cabideiro para roupas menos usadas e prateleiras para guardar roupa de cama.”

Obra24Horas: Hoje os apartamentos estão cada vez menores. O que fazer, nesses casos, quando o profissional precisa trabalhar em casa?

Najla El Aouar: Um quarto ou um home office usam uma mesma metragem quadrada, portanto desde que a construtora proporcione este espaço físico, quem vai construir é o proprietário junto com um profissional que atenderá suas necessidades, seja este espaço físico voltado para quarto ou home office. Para as construtoras, torna-se mais rentável nomear como quarto. Em caso de já haver moradores para o determinado número de quartos, há a possibilidade de usar a mesa de cabeceira como bancada de estudos também. Neste caso, otimiza espaço e pode ser uma área também voltada para uso de maquiagem.

Obra24Horas: Há alguma outra observação que você ache importante ressaltar?

Najla El Aouar: Para adquirir boa privacidade, há produtos que proporcionam isolamento acústico, como o tapete, a forração de gesso, o uso de prateleiras e do próprio uso de armários que ajudam a bloquear o som por terem espaço interno funcionando como um oco. Há perfis emborrachados que ajudam a vedar acusticamente as portas, quando fechadas também.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso