Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Solteiros investem em serviços de arquitetos e designer de interiores

 

Glaucio Gonçalves

Solteiro já não é sinônimo de casa improvisada e falta de preocupação com decoração e estilo. Com dinheiro de sobra para investir em causa própria – no Brasil, os solteiros são responsáveis pela circulação de R$ 419 bilhões anualmente –, cresce o número de descomprometidos das classes A e B que procuram o auxílio de arquitetos e designers de interiores para reformar e decorar seus imóveis.

Com bons salários e poucas despesas, esse grupo destinava grandes quantias em viagens, entretenimento e tecnologia. Hoje, no entanto, ele vê a contratação de arquitetos e designers de interiores como investimento e procura nos profissionais uma forma de imprimir sua personalidade ao imóvel que habita.

Conforto, sustentabilidade e pessoalidade são algumas das características exigidas por esse público, como explica o arquiteto e designer de interiores Glaucio Gonçalves em entrevista exclusiva ao Portal Obra24Horas.

Obra24Horas: Ao que se atribui o aumento de interesse dos solteiros das classes A e B no trabalho de arquitetos e designers de interiores?

Glaucio Gonçalves: Esse público, em geral, tem bons salários, e pouco tempo para dedicar à decoração da casa. Em contrapartida, busca imprimir sua identidade no imóvel que habita, por isso, começa a enxergar o trabalho do profissional de arquitetura e design de interiores como um meio para obter tal resultado.

Obra24Horas: Qual o grande diferencial que essa parcela de clientes procura?

Glaucio Gonçalves: Procuram profissionais que possam atender suas necessidades através de projetos personalizados, que aproveitem melhor o espaço e contemplem a questão da sustentabilidade, utilizando materiais de construção, móveis e objetos com características sustentáveis. Devido à falta de tempo, esse público valoriza o conceito “chave na mão”, projeto em que o cliente dá as diretrizes para o trabalho do arquiteto ou decorador, sem precisar acompanhar pessoalmente cada etapa do processo.

Obra24Horas: Esse público costuma gastar mais com decoração e projetos do que as famílias tradicionais? Se não, você acredita que logo passará a gastar mais?

Glaucio Gonçalves: A procura por serviços de decoração e arquitetura ainda é maior quando se trata de imóveis familiares, no entanto, os solteiros das classes A e B começam a se atentar para a importância de projetos que, além de trazer mais conforto, personalidade e aproveitamento do espaço, também valorizam os imóveis, ou seja, são investimentos.

Obra24Horas: O que é imprescindível para os arquitetos e designers que querem atrair esse público-alvo?

Glaucio Gonçalves: Considerando que o objetivo desse público ao contratar um profissional é imprimir sua personalidade no imóvel, é imprescindível que o cliente tenha total identificação com o projeto elaborado para ele. Portanto, cabe aos arquitetos e designers de interiores estarem atentos às necessidades e desejos de seus clientes. Os profissionais também precisam ter um grande potencial criativo, buscando sempre dar soluções inovadoras em todos os projetos para superar as expectativas dos clientes.

Obra24Horas: Eles costumam buscar mais tecnologia ou conforto? Ou aliam as duas coisas?

Glaucio Gonçalves: A tecnologia é muito presente no cotidiano desse público, e é comum que os clientes idealizem os projetos de acordo com o que valorizam. No entanto, o excesso de tecnologia pode tornar o ambiente muito árido. Por isso, é muito importante aliar as duas coisas, e o papel dos profissionais é orientar seus clientes, trazendo seus planos e desejos para a realidade.

Obra24Horas: É preciso algum trabalho mais preciso de identificação do perfil do cliente para acertar o projeto de sua residência?

Glaucio Gonçalves: É preciso identificar quais as reais necessidades e sonhos do cliente para que se alcance o resultado esperado.

Obra24Horas: Geralmente, os solteiros moram em espaços pequenos. Eles se importam em buscar formas de ampliação ou esse é um item pouco pedido?

Glaucio Gonçalves: O principal objetivo desse público ao contratar profissionais de arquitetura e decoração é, sem dúvida, imprimir sua personalidade no imóvel. No entanto, devido à escassez de espaço, o melhor aproveitamento da área do imóvel também é uma prioridade.

Obra24Horas: Você acredita que esse público passará a gastar ainda mais com decoração e arquitetura?

Glaucio Gonçalves: Sem dúvidas, pois cresce a necessidade de imprimir a própria personalidade no imóvel, assim como de aproveitar melhor os espaços disponíveis.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2020
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso