v Obra24horas | Entrevistas > Automação residencial e predial ganha o mercado
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Automação residencial e predial ganha o mercado

 

Márcio Mello, diretor da Controllar

 

Segurança, conforto e praticidade. A automação residencial chegou para ficar e cada vez mais ganha adeptos. Hoje, a tecnologia já permite abrir a porta por meio da leitura da impressão digital ou até mesmo regular os registros da banheira por meio de um equipamento eletrônico. E se antes essas regalias eram aproveitadas apenas uma fatia socioeconômica mais alta da sociedade, hoje estão ao alcance de todos.

A iHouse, empresa pioneira no Brasil a lançar empreendimentos com tecnologia de automação residencial embarcada, é destaque quanto ao lançamento de novos e inovadores produtos, entre eles uma linha  de produtos premium com tecnologia wireless que permite a automação de residências e escritórios sem necessidade de infraestrutura.

Conversamos com Márcio Mello, diretor  da Controllar, para entender mais desse mercado e seu futuro.

Obra24Horas: Qual o papel ocupado pela automação residencial e predial hoje no mercado brasileiro?

Márcio Mello: Facilitar o manuseio de luzes e equipamentos e implementar novas utilidades. A necessidade da automação decorre do significativo aumento de equipamentos e da sofisticação na iluminação dos imóveis.

Obra24Horas: Porque ter uma casa ou prédio com essa tecnologia? Quais benefícios ela traz para o dia a dia das pessoas?

Márcio Mello: Além de facilitar o manuseio das luzes e equipamentos, ainda oferece os recursos de memorizar configurações. De forma que diversas ações acontecem graças a um único toque em um botão. Por exemplo, um ambiente propício para relaxar pode definir como ela quer que sua casa fique tanto escolhendo quais luzes ascender e quais equipamentos ligar.
No caso da Controllar, tudo é programado de uma forma muito simples e intuitiva.

Obra24Horas: Na visão da Controllar, como será o crescimento desse mercado em nosso País?

Márcio Mello: Muito acelerado. Em especial a iluminação dos imóveis evoluiu muito. Hoje todas as casas e apartamentos são construídos com forro de gesso e a razão é comportar a sofisticação da iluminação. Repare que os imóveis, com luminotécnico moderno, ficam mais bonitos à noite do que durante o dia. A tendência é automação dos imóveis passar a ser item de série, assim como se tornou uma exigência dos consumidores de carro, o vidro elétrico, o comando remoto dos retrovisores e a direção hidráulica.

Obra24Horas: Nos últimos anos as pessoas e empresas passaram a investir mais na automação?

Márcio Mello: Sim. Como disse, a automação passa a ser uma necessidade que decorre da sofisticação da iluminação e dos equipamentos instalados num imóvel.

Obra24Horas: Para uma casa ou prédio receber essa tecnologia precisa ser realizado algum procedimento anterior?

Márcio Mello: A Controllar fabrica automação cabeada, cuja infraestrutura não impacta em custo ou dificuldades quando se trata de obras novas ou reforma. É necessário prever e executar a tubulação adequada para fazer a instalação.

Obra24Horas: Quanto uma pessoa precisa desembolsar, atualmente, para automatizar a sua residência?

Márcio Mello: A maioria dos clientes automatizados pela Controllar, além de equipamentos, optou por incluir 100% dos pontos de iluminação, ou seja, até pontos menos importantes como, por exemplo, lavanderia, quarto de empregada e casa de máquinas. Uma automatização com este conceito ficaria em torno de R$ 12 mil para um apartamento de 200 metros quadrados e uns R$ 35 mil para uma casa de 600 metros quadrados. 

Obra24Horas: O que há de mais moderno nesse mercado?

Márcio Mello: É o conceito e não a tecnologia. Tivemos uma fase em que as soluções com painéis touch screen davam aparência de modernidade. O mercado evoluiu. O usuário quer solução mais abrangente, robusta e fácil de utilizar. Com custo e recursos mais interessantes.

Os tablets entram como complemento de praticidade e glamour. Em nosso caso, o cliente conta com vários painéis personalizados para que de qualquer lugar, como por exemplo, da sua suíte, comandar e monitorar toda a residência. Portão aberto/fechado, luz acesa/apagada, irrigação funcionando/standby, etc. O status será indicado pelos correspondentes botões dotados de LEDs. Um simples toque inverte o estado do ponto on/off  ou dimeriza uma determinada luz. 

Obra24Horas: Todos os softwares, hardwares e sistema e tecnologia da Controllar são desenvolvidos no Brasil. Isso mostra que temos capacidade de produzir tecnologia de qualidade em nosso País?

Márcio Mello: Sim. Toda a nossa tecnologia de software e hardware é desenvolvida aqui no Brasil. Não há dúvida de que temos conhecimento e tecnologia de ponta.

Obra24Horas: Ainda é mais caro desenvolver essas tecnologias internamente?

Márcio Mello: Não, nosso desafio é enfrentar o custo Brasil para produzir. Infelizmente nosso País privilegia a importação, o emprego e a riqueza lá fora.

Obra24Horas: Quanto tempo leva uma automação residencial?

Márcio Mello: A Controllar desenvolveu sua tecnologia olhando também para a simplificação da instalação em campo e assim consegue instalar uma casa muito grande em apenas um ou dois dias.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso