v Obra24horas | Entrevistas > Ano novo, casa nova
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Ano novo, casa nova

Início de ano representa para muita gente época de mudanças, não só na vida pessoal e profissional como também em casa. Para aqueles que fazem questão de dar uma cara nova para a residência a cada 12 meses, a sugestão é investir em pequenas mudanças de objetos, alterar a posição de móveis e até mesmo investir em peças atemporais.

Entretanto, há quem deseje que a casa esteja com a cara do ano que se inicia e, como na moda, a decoração também segue tendências a cada estação. Conversamos com a  designer de interiores Julia Varaschin para saber no que apostar em 2014 e entender um pouco mais a nova relação do cliente e decorador.

Obra24Horas: Quais são as principais tendências de decoração para 2014?

Julia Varaschin: As cores invadem as casas em 2014, e o colorido vibrante promete trazer muita alegria para seus ambientes. Azuis, verdes e amarelos vêm com tudo e o cinza promete ser o novo branco.

Obra24Horas: Haverá uma cor do ano e/ou estilo?

Julia Varaschin: A radiant Orchid será a cor do ano, um rosa arroxeado que pode ser combinado com muitas outras cores neutras, podendo também ousar em determinados momentos, combinando a com o verde-oliva ou azul claro. Fica lindo, de arrancar suspiros.

Obra24Horas: Como renovar a casa, seguindo essas tendências, sem gastar muito e sem ficar refém de uma nova decoração a cada temporada?

Julia Varaschin: A ideia é apostar nessas cores nos acessórios, ou mesmo em paredes que possam ser repintadas sem muito esforço. Aposte em uma decoração com base neutra e capriche nas cores nos detalhes, almofadas, tapetes, entre outros objetos decorativos.

Obra24Horas: Como você observou o mercado de decoração no ano que passou? Houve mudanças? Quais foram as principais?

Julia Varaschin: As cores vibrantes se mantiveram nessa transição. Estamos em tempo de alegria, cores fortes estão com tudo.

Obra24Horas: Como o mercado de decoração acompanha o de construção civil que vive um grande boom há alguns anos?

Julia Varaschin: Devido a redução dos imóveis, o profissional necessita estar apto e atualizado quanto as inovações de mercado, que podem facilitar a criação do projeto, tendo assim um maior aproveitamento do espaço a ser projetado.

Obra24Horas: A tendência, hoje, são os pequenos e micro apartamentos. Como decorar esses espaços menores? Quais são os principais pontos a serem levados em consideração?

Julia Varaschin: Eu, particularmente, tenho meu estilo de trabalho, no qual dou ênfase na maior atividade exercida no ambiente e, depois de projetado esse espaço, o restante fica mais fácil de ser atendido. O que deve ser levado em consideração são as vontades e estilo do cliente, depois aplicamos nosso conhecimento para melhorar o espaço de acordo com o que lhe é cabível.

Obra24Horas: Como você, enquanto profissional da área, acredita que evoluirá o mercado de decoração nesse ano e nos próximos?

Julia Varaschin: A cada ano que passa tenho me surpreendido com as inovações que têm surgido, e a meu ver a tendência é melhorar a cada ano. Profissionais estão se desprendendo daquele sistema robótico de criação e começando a criar com mais liberdade, o que tem resultado em projetos brilhantes.

Obra24Horas: Você notou uma mudança da relação das pessoas com a decoração nesses últimos anos?

Julia Varaschin: Sim, há tempos o profissional da decoração era considerado "desnecessário", o que tem mudado de algum tempo para cá. Hoje em dia, a maioria das pessoas já contrata um profissional antes de pensar em mudar alguma coisa em suas casas.

Obra24Horas: Hoje é possível dizer que a decoração é acessível a todos, ou ter o auxílio de um profissional e uma casa personalizada seguindo as tendências é ainda privilégio para poucos?

Julia Varaschin: É totalmente acessível. O mundo hoje é design e ele está em tudo, nas roupas, carros, até nas embalagens de mercado, e consequentemente, ter uma casa com estilo e personalidade já está ao alcance de todos, basta ter bom senso, bom gosto e escolher um profissional no qual você se identifique.

Obra24Horas: O que seria a decoração ideal?

Julia Varaschin: A decoração mais bonita é aquele que revela o que temos de melhor em nós, a nossa personalidade e estilo de vida. Não é só porque tudo é tendência que precisamos seguir a risca o que está na boca do povo. Se basear nas tendências é interessante, porém não é o foco, cada um tem que apostar sempre no que lhe agrada o coração.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso