v Obra24horas | Entrevistas > A decoração e a mensagem que o profissional passa ao cliente
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

A decoração e a mensagem que o profissional passa ao cliente

O local de trabalho é para muitos profissionais a segunda casa. Por isso, a escolha da decoração de ambientes corporativos é tão importante. É nesses locais que uma ou mais pessoas passam grande parte do dia, recebem clientes e tomam decisões importantes. Mas, além de proporcionar bem-estar para quem trabalha, os ambientes corporativos transmitem mensagens sobre os profissionais, o que torna a decoração uma grande aliada.

O ambiente de trabalho reflete os conceitos principais da empresa, além de atender às necessidades de organização espacial básicas para a existência da corporação, em que é preciso buscar agradar o maior número de pessoas, sem ser específico nas preferências do proprietário do negócio.

Para a arquiteta Adriana Bellão, a funcionalidade deve se sobrepor a gostos pessoais. “Em um ambiente corporativo vale mais a praticidade do que passar a personalidade de uma pessoa em si. É um espaço coletivo ou no qual o profissional irá atender pessoas, por isso o bom senso na hora de projetar e decorar é essencial”, diz.

Confira a entrevista com a Adriana Bellão.

Obra24Horas: Quais são as estratégias para se decorar um ambiente corporativo? 

Adriana Bellão: Para decorar ambientes corporativos, que além de bonitos devem valorizar o bem-estar dos usuários, procuro utilizar materiais práticos, funcionais e de fácil manutenção.  Os ambientes corporativos devem ser impessoais, priorizando a funcionalidade do ambiente de trabalho. Os principais itens que devem ser levados em consideração são iluminação, ergometria e praticidade.

Obra24Horas: A personalidade do dono da empresa deve ser levada em conta ou apenas o tipo de negócio?

Adriana Bellão: O que dever ser levado em consideração é o tipo de atividade profissional que será desenvolvido no espaço. O gosto pessoal do dono da empresa pode aparecer sim, porém em detalhes na sala ocupada por ele, mas com um certo cuidado.

Obra24Horas: Como a decoração, independente do seu estilo, influencia no trabalho das pessoas e nas futuras negociações?

Adriana Bellão: A decoração deve refletir a atividade desenvolvida pela empresa. Por exemplo, em um escritório de advocacia, onde são tomadas decisões sérias, a decoração deve ser sóbria, para não interferir nestas decisões, já em uma agência de publicidade o ambiente deve ser mais descontraído e estimular a criatividade das pessoas, podendo até ser lúdico.

Obra24Horas: Como está o mercado de decoração corporativa hoje no Brasil?

Adriana Bellão: O mercado de decoração corporativa melhorou muito e várias empresas se especializaram nestes segmentos.  Utilizo como exemplo negócios especializados  em mobiliários específicos, de iluminação comercial, e também empresas de revestimentos específicos como carpetes em placas.

Obra24Horas: A tendência é melhorar? Por quê?

Adriana Bellão: Sim, a tendência é melhorar cada vez mais, pois pesquisas de novos materiais e acabamentos são constantes e as empresas estão percebendo a elevação da produtividade e satisfação dos usuários, por isso passam a investir cada vez mais neste setor.

Obra24Horas: Como é trabalho do decorador/arquiteto até chegar ao resultado final do projeto de decoração do ambiente corporativo?

Adriana Bellão: O processo de criação é o mesmo para todos os segmentos. Primeiro é preciso definir o programa de necessidade a ser seguido, em seguida apresentar um estudo preliminar, e depois de aprovado é feito um projeto de execução com todas as especificações. Após a montagem do ambiente, segundo o projeto, é realizada uma ambientação final com distribuição de adornos e quadros. A única diferença que ocorre no espaço corporativo é que a pessoa que toma as decisões nem sempre é o próprio cliente (dono da empresa) e sim alguém designado para isto.

Obra24Horas: É possível realizar um projeto de decoração corporativa gastando-se pouco?

Adriana Bellão: O principal é saber quanto o cliente quer investir, e trabalhar dentro deste valor, verificando o que é possível fazer e dando soluções criativas e acessíveis.

Obra24Horas: Qual é o perfil dos seus clientes e o que eles buscam?

Adriana Bellão: O perfil dos meus clientes é bem variado. Atendo incorporadoras, construtoras, profissionais liberais como advogados, dentistas e médicos, clínicas de várias especialidades e até restaurantes. Eles sempre buscam melhorar o local de trabalho.

Obra24Horas: Você acredita que hoje as pessoas já entendem a importância da decoração ou ainda há o que mudar?

Adriana Bellão: Sim, já entendem essa importância, mas ainda faltam alguns esclarecimentos, pois muitas empresas não buscam um profissional com receio de o trabalho ser caro. Na verdade a função da decoração não é onerar, e sim dar soluções criativas e viáveis e tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso