v Obra24horas | Entrevistas > Aron Zylberman
Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

Instituto Cyrela: construção civil aliada ao compromisso social

 

Criada com foco na educação profissionalizante, o Instituto Cyrela nasceu em 2010, com o intuito de dar maior transparência nas atividades de responsabilidade social desenvolvidas pela construtora Cyrela Brazil Realty. A ideia era concentrar os investimentos sociais externos em uma organização sem fins lucrativos, voltada exclusivamente para a gestão desses recursos.

Com o objetivo principal de melhorar a qualidade vida dos operários da construção civil e de seus familiares por meio da educação gratuita, o Instituto é a prova de que a construção civil e as ações sociais, visando o desenvolvimento do País, têm tudo em comum.

Conversamos com o diretor do Instituto Cyrela, Aron Zylberman, para conhecermos melhor o projeto e suas ações.

Obra24Horas: Porque nasceu o Instituto Cyrela e quando a incorporadora sentiu a necessidade da criação do mesmo?

Aron Zylberman: A Responsabilidade Social Corporativa é um dos princípios básicos que fundamentam a governança corporativa e também um dos pilares do desenvolvimento sustentável. No final de 2010, baseada neste princípio, a Cyrela decidiu concentrar seus investimentos sociais externos, em uma organização sem fins lucrativos exclusivamente voltada para a gestão desses recursos. Assim nasceu o Instituto Cyrela (IC).

Obra24Horas: Quais são os principais pilares do Instituto?

Aron Zylberman: Educação Profissionalizante e Educação Básica.

Obra24Horas: Quais são os principais projetos atualmente?

Aron Zylberman: Atualmente temos quatro programas internos:
- Programa Construindo Pessoas (alfabetização de operários, amigos e familiares);
- Construindo Profissionais (capacitação profissional de jovens, parentes dos nossos operários, para a construção civil);
- Programa Construindo Famílias (capacitação profissional para as esposas e filhas dos nossos operários);
- Programa de Voluntariado.

Obra24Horas: Há alguma mensuração dos resultados obtidos com os programas sociais do Instituto desde a sua criação?

Aron Zylberman: Desde a sua criação, o IC alfabetizou aproximadamente 600 pessoas e capacitou 120 profissionais. Uma grande conquista é a notícia de que quatro ex- alunos do Programa Construindo Profissionais estão atualmente na universidade, cursando Engenharia.

Obra24Horas: O Instituto Cyrela realizou em 10 de novembro, pela segunda vez, o Dia da Ação Voluntária. Como funciona esse projeto e qual a sua importância?

Aron Zylberman: O Dia da Ação Voluntária (DAV) é um evento realizado uma vez por ano e faz parte do Programa de Voluntariado Cyrela. O principal objetivo do evento é mobilizar o maior número de voluntários em um mesmo dia, que irão doar seu tempo e conhecimento em prol de uma escola pública ou organização social.

Neste evento planejamos, junto com a diretoria da instituição, intervenções que os voluntários podem realizar em aproximadamente oito horas, tais como atividades de obras (pintura, jardinagem, limpeza) e oficinas com a comunidade (teatro, informática, primeiro emprego, pipa etc).

Em 2012 o DAV aconteceu em oito cidades: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Salvador/BA, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, São Luis/MA e mobilizou aproximadamente 300 voluntários.

Obra24Horas: Qual a importância de melhorar a vida dos profissionais da construção civil?

Aron Zylberman: Os operários da construção civil são importantes stakeholders da Cyrela. Na mediada em que a vida deles melhora, eles respondem com mais lealdade e mais produtividade. Todos ganham. Os operários, suas famílias e a empresa.

Obra24Horas: Como aliar construção civil com ações sociais?

Aron Zylberman: Uma das alternativas possíveis é a realização de programas de capacitação profissional para carreiras relacionadas ao mercado da construção civil. Tanto homens quanto mulheres que não tem uma profissão podem ser capacitados e ingressar no mercado que está com falta de profissionais qualificados.

Obra24Horas: Por estar em ampla expansão, com números surpreendentes, o mercado de construção tem a “obrigação” de ajudar no desenvolvimento do País e não apenas na sua economia?

Aron Zylberman: Todos os setores empresarias têm a obrigação de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do País. Isso está na nossa Constituição.

Obra24Horas: Como, na visão da Cyrela, as empresas da construção civil podem ajudar no desenvolvimento do País?

Aron Zylberman: Uma das melhores medidas do desenvolvimento de um País é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na medida em que as empresas tratam corretamente os seus trabalhadores, remunerando-os adequadamente, garantindo boas condições de saúde e segurança no trabalho e investindo na educação dos trabalhadores e suas famílias, elas estão contribuindo para os três eixos principais do IDH: educação, expectativa de vida e renda per capita.

 

 

Entrevista para a jornalista Érica Nacarato, redatora do Portal Obra24horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2021
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso