v
Quando utilizadas em ambientes agressivos, as telhas metálicas devem contar com revestimento capaz de resistir às agressões às quais estão expostas. Por isso, para ser eficiente, a especificação deve levar em consideração a agressividade do ambiente. "O conhecimento do grau de agressividade atmosférica também é importante no gerenciamento da manutenção da edificação e sua cobertura, de modo a garantir a vida útil do projeto", explica Fernando Matos, membro da gerência executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).
De acordo com Bruno Alvarenga, diretor de produção da Toctao Engenharia, o corriqueiro é os fabricantes entregarem a chapa já pintada com o produto adequado - poliuretano ou epóxi, por exemplo - para proteção das telhas. "Se a telha é fabricada com aço carbono, por exemplo, é preciso pintar ou aplicar algum produto, como o zinco, para cromar a superfície", afirma Celso Abrantes, engenheiro civil e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Especificações
1. Dentre os tipos de telhas metálicas disponíveis no mercado estão aquelas compostas por:
2. Aços zincados por imersão a quente: apresentam resistência à corrosão atmosférica;
3. Telhas aluzinc ou galvalume: de acordo com Matos, devido à sua composição química (alumínio, zinco e silício), fornecem proteção contra corrosão atmosférica e alta refletividade;
4. Pré-pintadas: bobinas de aço zincado pintadas que recebem epóxi antes de se tornarem telhas e podem receber revestimentos específicos para ambientes mais agressivos, além de aplicação de película removível de proteção ao manuseio;
5. Aços inoxidáveis: apresentam resistência a ambientes altamente agressivos. Além do acabamento natural, as peças podem ser fornecidas pós-pintadas ou pré-pintadas. As pós-pintadas são, geralmente, obtidas por processo eletrostático a pó, seguido de polimerização em estufa a 220ºC. Neste caso é possível utilizar tintas à base de resina poliéster, epóxi ou epóxi-poliéster. Telhas pré-pintadas são fabricadas a partir de bobinas de aço pré-pintado por meio de sistema contínuo de pintura multicamadas, denominado coil-coating.
Cotações de preços e fornecedores
A empresa deve, primeiramente, realizar cotações com fornecedores de acordo com as especificações. Depois de ter em mãos as propostas fornecidas por empresas reconhecidamente idôneas, deve verificar qual atende melhor à sua obra. "É importante verificar o tratamento dado às telhas. Nós sempre compramos de fornecedores de primeira linha", afirma Alvarenga, da Toctao Engenharia.
O contrato prevê a forma de pagamento. A depender da demanda, pode haver parcelamento. "Normalmente, o prazo de pagamento é curto e, dependendo do fabricante e da empresa compradora, pode ser necessário antecipar o pagamento", conta Alvarenga.
Logística
O recebimento das telhas deve ser acompanhado de verificação das condições das embalagens. Devem estar isentas de danos e cobertas por lonas de proteção. Se a embalagem estiver danificada e houver umidade no produto, é preciso secar imediatamente e verificar se houve formação de manchas. Ou seja, formação de óxido de zinco sobre a superfície da chapa zincada.
O armazenamento deve ser feito por, no máximo, 60 dias em local seco e ventilado para evitar corrosão galvânica resultante da umidade. É recomendável, ainda, inspecionar frequentemente o produto estocado. Caso a montagem das telhas seja iniciada logo após a entrega, os produtos devem ser empilhados próximo ao local da aplicação, sobre superfície plana.
Para evitar deformações e problemas decorrentes do contato com o solo, as telhas devem ser apoiadas uniformemente sobre caibros, ficando a, pelo menos, 15 cm de distância do chão. "Recomenda-se dispor os caibros de forma que a pilha fique ligeiramente inclinada para propiciar escoamento de eventual acúmulo de umidade", afirma Matos.
Com relação ao transporte, é preciso ter cuidado para não amassar as telhas, que não podem ser arrastadas. Exceto no caso de modelos muito compridos ou com isolamento termoacústico - o que aumenta significativamente o peso -, as telhas têm peso reduzido. Isso significa que podem ser carregadas por uma só pessoa. No entanto, o transporte exige cuidado para que não haja compressão sobre o material, o que poderia resultar em deformação do perfil.
Cuidados gerais
Antes de iniciar a execução, é recomendável verificar as dimensões das telhas e as condições gerais da estrutura sobre a qual serão instaladas. O prumo das terças deve ser observado no fechamento lateral. Também é preciso utilizar, no recobrimento lateral das telhas, parafusos de costura espaçados a, no máximo, cada 500 mm. "Durante a montagem, retire as limalhas de furação e corte da superfície da cobertura. As limalhas quentes grudam na película da tinta e enferrujam rapidamente, deflagrando o processo de corrosão", alerta Fernando Matos. Para maior segurança no canteiro deve-se adotar o método de tábuas apoiadas, no mínimo sobre três terças.
Caso a pintura da telha metálica seja feita com zinco, é importante verificar a espessura da tinta. "Sabemos quanto o zinco desgasta por ano. Então, ao medir a espessura, é possível descobrir o tempo que vai durar", explica Celso Abrantes.
CHECKLIST
- Verificar a agressividade do ambiente para definir que tipo de revestimento deve ser aplicado nas telhas metálicas
- Definir em contrato a forma de pagamento
- Armazenar as telhas em locais secos e mantê-las uniformemente apoiadas para evitar corrosões e deformações
- Não deixar estocadas por mais de 60 dias em canteiro
Fonte: Portal Met@lica
Artigo escrito por Portal Met@lica