v Obra24horas | Artigos Técnicos > Materiais para Fachadas: Painéis de vidro GFRC
ARTIGOS
O que é GFRC

G.F.R.C. são as iniciais da designação em inglês Glass Fiber Reinforced Concrete, ou Concreto Reforçado com Fibras de Vidro. Trata-se de um microconcreto de alta resistência, constituído de cimento, areia silicosa, água, aditivos e 6.000m² de painéisfibras de vidro alcali-resistentes são dispersas no produto.

Este produto possui uma excelente resistência à tração na flexão, à tração puro ao impacto, ao envelhecimento e uma elevada resistência à compressão.

Uma das qualidades do GFRC é sua plasticidade, que propicia efeitos arquitetônicos de alto - baixo relevo impossiveis de obter com outros materiais.

Desta forma é possível moldar painéis de fachada extamente de acordo com o projeto de arquitetura.

O Sistema

Cada painel é constituído por duas lâminas de G.F.R.C., com 10 mm de espessura e ligadas entre si por uma manta de fibra de lã de vidro. Deste modo, obtem-se um funcionamento homogêneo na compressão e na flexão das duas lâminas, garantindo-se um componente único e estável.

A presença de aberturas nas bordas dos painéis, bem como a manta interna de fibra de vidro, garantem a ventilação e evitam o risco de condensações no seu interior, além de tensões provocadas pelo diferencial térmico entre o interior e o exterior. Deste modo, elimina-se totalmente o risco de aparecimento de fissuras no painel.

Um painel pronto, desta forma, apresenta uma massa que é cerca de ¼ da habitual para um painel equivalente em concreto tradicional, bem como um comportamento térmico e acústico muito superior.

Por outro lado, uma vez que permite aliviar as cargas sobre estrutura, reduz as forças equivalentes à ação sísmica.

Os Acabamentos

Com vista à redução dos custos de acabamento em obra, a face exterior de cada painel já sai da fábricacom o acabamento final.

Com o objetivo de simplificar a obra, estes painéis poderão incorporar as aberturas: portas, janelas, ar-condicionado, etc.

De igual modo, os painéis poderão ser dotados internamente com as tubulações das redes hidráulicas e elétricas previstas no projeto.

Os painéis são fixados por meio de acessórios metálicos de aço inoxidável ou galvanizado à fogo, parafusados diretamente na estrutura.

Artigo escrito por Portal Met@lica

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2022
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso