NOTÍCIAS

A cerimônia de abertura da 23ª edição da Feicon Batimat contou com presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Secretário Municipal de Serviços e Obras da cidade de São Paulo, Marcos Penido; do deputado estadual, Rodrigo Garcia; além do presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto; do presidente da ABRAMAT, Walter Cover; do presidente da ANAMACO, Claudio Elias Conz; do presidente-executivo da ABRAFATI e do presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Eduardo Fischer.

As autoridades destacaram que as empresas do setor vivem uma retomada na confiança e que a construção civil é uma das forças motrizes para isto. Dilson Ferreira comentou que a magnitude da feira comprova o sinal da recuperação. Walter Cover salientou que o setor deve persistir na redução dos juros, na responsabilidade para o crédito, criação de empregos e na queda da inflação. Já José Romeu Ferraz Neto disse acreditar que, em 2018, a economia deva recuperar boa parte de seu fôlego. E Claudio Conz cobrou facilidades para a realização de negócios durante a feira. Marcos Penido reforçou que a construção civil deve impulsionar a retomada da economia.

Geraldo Alckimin ouviu as considerações e explanou sobre as atitudes que o Governo Federal vem tomando para reaquecer a economia. O governador mencionou as concessões públicas como o edital da Cidade Albor, que consiste na criação de 13,1 mil moradias. Esta é a primeira parceria público-privada na região metropolitana de São Paulo e irá incluir os municípios de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba.

Após a cerimônia de abertura e a visita guiada pelos corredores da Feicon Batimat, a direção da Reed Exhibitions Alcantara Machado recebeu os principais empresários da cadeia da construção para um almoço especial que contou com a palestra do renomado professor PhD em Medicina Psiquiátrica pela John Hopkins, George Everly. Ele falou aos presentes sobre o tema “O segredo da resiliência: quando falhar não é uma opção”.

Durante o almoço os executivos puderam conhecer um pouquinho sobre estratégias que permeiam a resiliência. Segundo o professor, as empresas que melhor se adaptam aos mercados de nicho conseguem retomar bons resultados em momentos de resseção. Ele também salientou que reconquistar clientes passa prioritariamente em apresentar bons produtos e serviços aliado ao orgulho por aquilo que se faz. O engajamento das equipes, segundo Everly deve ser permeado pelo reconhecimento. Segundo ele, a valorização é fundamental para que hajam bons resultados. O professor ainda elencou quatro importantes pontos para se atingir a resiliência: Otimismo, saber agir, integridade e comunicação.

Com o tema “Arquitetura 2027 – Como a tecnologia transformará os nossos espaços e o nosso propósito nos próximos 10 anos”, a Associação Brasileira dos escritórios de arquitetura (AsBEA) promoveu o Congresso Feicon Batimat, apresentando uma série de palestras sobre tendências, urbanismo e industrialização da construção, mostrando como a evolução do mercado de arquitetura está intrinsecamente ligado com as tecnologias digitais, desde quando projetos em papel passaram a ser apresentados em CAD e como o setor transita para novos sistemas cyber-físicos, com máquinas e processos de auto-gestão. Os desafios para o setor com a retomada da economia também entraram em pauta, com debates sobre como aproveitar esse momento para aquecer o segmento.

“Ninguém fica de fora”, abriu Isabel Marquez, representante da Agência da ONU para Refugiados, sobre a inclusão de refugiados em grandes metrópoles e a construção de cidades sustentáveis. A palestra magna iniciou o Fórum Construção e Arquitetura Sustentável, que acontece durante a Feicon Batimat e Expo Arquitetura Sustentável. Além de Isabel, participaram da palestra, Marcos Penido, secretário municipal de obras e Filipe Sabará, secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, ambos da cidade de São Paulo. Os secretários deram exemplos de iniciativas públicas que a cidade vem desempenhando para este público.

Dentre os destaques da Arena do Conhecimento nesse primeiro dia de feira, o debate a respeito da gestão da informação para sistemas construtivos sustentáveis, promovido pelo C3 – Clube da Construção Civil. Mediado por Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia e Casa Aqua, o encontro reuniu profissionais e especialistas de empresas como Eliane, Remaster, Sto, Ópera e Mega Sistemas. Ao longo do encontro foram apresentados soluções e produtos sustentáveis que contribuem para redução de custos e impactos ambientais. Além da importância da construção sustentável em toda cadeia da indústria da construção, seja em fachadas ventiladas, pisos elevados, fachadas, mármores e granitos, e softwares de gestão em toda concepção da obra.

A AsBEA – membro do conselho consultivo da Feicon Batimat, com 110 associados nacionais e 450 associados regionais – lançou em coquetel, no Lounge da Construção, sua nova plataforma online, pensada para atender às necessidades tecnológicas de um mundo cada vez mais conectado. O novo site, que já está no ar, tem layout que atende também aos usuários de tablets e smartphones e traz uma grande novidade: a criação de conteúdos exclusivos para os escritórios associados. A partir de agora, os 6 grupos de trabalho, com temas como Sustentabilidade, BIN, Normas e Desempenho, Contratos e Legislação ficam acessíveis apenas com login e senha. Para conhecer de perto as mudanças, visite: http://www.asbea.org.br/

A ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – promoveu o lançamento da 4ª edição do livro Tintas Imobiliárias de Qualidade 2017, publicado pela Editora Blucher e que faz parte do Programa Setorial da Qualidade. A nova versão conta com imagens e descritivos de mais de 800 produtos, sendo um importante meio de disseminação do conhecimento deste setor. Estiveram presentes nomes de referência, como Marcos Alleman e Antonio Carlos de Oliveira, do Conselho Consultivo da associação e Maria Salette Weber, Coordenadora-Geral do PBQP-H.

Em parceria com a Editora Grau 10, a Feicon Batimat lançou este ano o Selo Inovação Varejo, com o intuito de destacar no evento os produtos que agregam inovações tecnológicas. Os expositores premiados estão presentes em todo o evento com sinalização específica, o que contribui para uma visitação mais assertiva e produtiva para os visitantes.


Serviço: 23ª FEICON BATIMAT
Data: entre 04 a 08 de abril de 2017
Horário: terça a sexta das 11h às 20h e sábado das 9h às 17h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Brasil
Endereço: Rod. Imigrantes Km1,5 s/n
Informações: www.feicon.com.br


Sobre a FEICON BATIMAT
A FEICON BATIMAT é referência para quem é do mercado de construção civil e arquitetura por ser considerada uma plataforma de inspiração para seus milhares de visitantes. Com 24 anos de história, o evento é o único da América Latina que proporciona uma visão completa da área em um só lugar. A feira reúne todos os setores da cadeia produtiva e apresenta uma extensa e variada programação temática, o que faz com que a FEICON BATIMAT seja o início do calendário de vendas da construção civil no país.
Instagram: instagram.com/feiconbatimat
Facebook: facebook.com/feiconbatimat

 

Da Redação, original assessoria de imprensa.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso