NOTÍCIAS

Os reparos e a implantação de jardins e projetos de paisagismo em áreas de comum acesso ficam mais fáceis de serem realizados quando há menos pessoas circulando

O período de férias, além de ser um momento de descanso, é uma época de organização e planejamento. Diversas ações e cuidados são realizados para que, no retorno de uma viagem, por exemplo, não haja problemas, como antecipar as contas, realizar manutenção em casa ou condomínio, reformas, reparos em áreas de lazer, piscinas e jardins etc.

De acordo com Danny Braz, engenheiro civil, consultor internacional com foco em construções verdes e diretor-geral da Regatec, empresa com 27 anos no mercado de irrigação, uma boa época para cuidar das áreas verdes é no período de férias. “A baixa circulação de pessoas facilita o nosso trabalho e evita possíveis transtornos, comuns em qualquer obra”, destaca o especialista.

Um bom projeto de irrigação é fundamental em qualquer obra de paisagismo. A tecnologia também é uma aliada. Por meio dela, é possível saber o momento exato da irrigação, a quantidade correta de água para cada tipo de planta, de acordo com a incidência de sol e umidade local e, ainda evitar o desperdício de água. Diversas técnicas e produtos são desenvolvidos constantemente para melhorar a irrigação, como sistemas de automação e controle, redes móveis, aplicativos e programas.

A frente da Regatec, Braz incorporou em suas soluções, ferramentas e tecnologias para preservar os recursos naturais. Todos os projetos da empresa são desenvolvidos por meio do software Irricad, que analisa pressão, vazões, perdas de carga, considera curvas de nível na rede hidráulica e emite relatório preciso da relação de peças, pontos que contribuem diretamente com a economia de água, energia e custo.

De acordo com o especialista, outro ponto bastante importante em condomínios é captação, gestão e reaproveitamento de água da chuva. A Regatec desenvolveu um sistema de distribuição com filtragem específica, bombeamento pressurizado de rede, sistema de engate rápido ou irrigação automática. Toda a água captada é encaminhada para uma cisterna, que pode ficar sobre o solo ou aterrada, disponível para reutilização. “Esse processo, dependendo do desenho de irrigação, pode gerar economia de até 95% e reduzir o valor da conta de água em até 70%”, enfatiza.

Áreas verdes e jardins deixam qualquer local mais bonito, além de valorizar o ambiente de convívio. Está cada vez mais comum espaços arborizados e de lazer em condomínios, mas para manter esses locais sempre saudáveis é importante cuidar e fazer os reparos quando necessário. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Regatec

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2017
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso