NOTÍCIAS

Confira formas práticas de tornar a casa mais segura para a terceira idade

A idade chega para todos, e os efeitos do tempo podem impor limitações à execução de atividades que antes eram comuns. Foi o que aconteceu com a aposentada Maria Dias Santos, 91 anos, que mora com a filha Conceição Santos, em Periperi. Ao perceber as necessidades da mãe, Conceição decidiu fazer algumas adaptações na casalar. “A mobilidade dela ficou difícil, precisava de apoio para andar. Apesar de sempre ter alguém ao lado, acompanhando, era preciso transformar a casa em local mais seguro para ela”. 

Para instalar barras de apoio em diferentes cômodos, alargar portas e colocar adesivos antiderrapantes em locais estratégicos, Conceição investiu R$ 1 mil. “Afastamos móveis e acessórios dos locais de passagem para dar mais espaço a ela. O idoso nem sempre quer admitir o quanto precisa desses equipamentos” afirma. 

Segundo a arquiteta Cynthia Pitangueira, além das intervenções simples e inteligentes como as que foram realizadas por Conceição, outras modificações podem tornar a casa ainda mais segura para os idosos. “O campo de visão nessa idade fica mais limitado, por isso é importante ter interruptor de energia próximo à cama, e os móveis e bancadas devem ter cores diferentes da pintura do ambiente para ajudar evitar acidentes”.

Tendência na decoração nos últimos anos, o piso em porcelanato é um dos principais vilões contra a terceira idade, segundo Cynthia. Por isso, deve ser substituído por pisos antiderrapantes. “O porcelanato entrou em alta por causa da beleza que traz pro ambiente, mas se os jovens já escorregam, imagina um idoso que já não tem mesmo equilíbrio. O ideal é o piso vinílico em lâmina”, diz. Os desníveis, batentes e degraus também podem causar acidentes. “Quando faço um projeto para uma pessoa com um perfil mais limitado, evito os boxes no banheiro, pois o trilho da porta pode causar tropeços, e o vidro é perigoso em uma situação assim. O ideal é construir uma parede ou colocar cortinas”, aponta.

Ela alerta ainda que, na hora de adaptar a casa, é importante ficar atento na organização da mobília. Objetos posicionados próximos a locais de trânsito representam uma ameaça aos moradores. É essencial remover adornos como vasos de planta, mesas de centro ou de apoio e tapetes.

 

Fonte: Correio 24 Horas

LEIA TAMBÉM

MATÉRIAS TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso