NOTÍCIAS

Com o grande crescimento das cidades a o aumento descoordenado da impermeabilização dos solos urbanos, a quantidade de alagamentos em áreas urbanas vem crescendo ano a ano. É fato que existem inúmeros fatores que contribuem para este problema, mas um dos mais importantes é a permeabilidade dos solos, acompanhado também da ausência ou deficiência de drenagem.

Os resíduos compõe 100% dos agregados utilizados para obtenção do material

Atualmente o reuso do RCD (Resíduos de Construção e Demolição) vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor da construção ou reduzindo os custos para a geração de novos produtos.

Partindo do princípio do reuso, o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através do Laboratório de Engenharia Civil, desenvolveu uma nova mistura de concreto permeável, mais barato e mais sustentável, feito com agregados derivados do RCC, com características de permeabilidade e durabilidade equivalentes ao concreto poroso convencional, que utilizam agregados naturais.

Os agregados empregados seguiram as recomendações da ABNT NBR 15115 e 15116 – Procedimentos para que agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil sejam utilizados na execução de camadas de pavimentação.

Participaram da equipe de desenvolvimento deste produto os estudantes de engenharia: George Wyllyans de Oliveira Gomes (Faculdade Ari de Sá), João Lucas Medeiros (Centro Universitário Estácio), Gilson de Oliveira Galdino (IFCE – Campus Quixadá), sob supervisão do Prof. Dr. Esequiel Mesquita (Nutec) e do Dr. Ari Clecius (Nutec). 


Fonte: Vermelho

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso