NOTÍCIAS

A IRWIN, uma das principais fabricantes de ferramentas manuais e acessórios do mundo, tem em seu portfólio alicates para atender a todas as necessidades dos profissionais, como a linha de alicates isolados com normas NBR – desenvolvida, especificamente, para os eletricistas e/ou profissionais que trabalham com algum tipo de corrente elétrica. Sabendo da importância da ferramenta no dia a dia desses profissionais, a marca selecionou algumas dicas para auxiliá-los a cuidarem dos alicates e aumentar sua vida útil. A empresa elencou, ainda, orientações do que deve ser evitado para não danificar o produto e não colocar em risco a segurança do trabalhador.

Entre os principais cuidados com esse perfil de ferramenta estão: não utilizá-lo para segurar peças próximas da região de solda, pois o procedimento aquece a mandíbula e danifica o tratamento térmico da ferramenta; aplicar periodicamente óleo lubrificante na parte metálica para proteger sua superfície; evitar derrubar o alicate, ocasionando danos à sua isolação, além de guardar o produto em ambiente seco e distante de objetos pontiagudos e cortantes, evitando qualquer perfuração na sua isolação.

Já para os alicates com corte, o mais importante é evitar o risco de alteração da dureza do produto. Para isso, algumas precauções devem ser tomadas: não expor a ferramenta a altas temperaturas; não usar martelo para auxiliar no corte (trata-se de um produto apenas de uso manual); revisar o alicate com isolamento elétrico com regularidade; aplicar, periodicamente, óleo lubrificante nas partes metálicas; guardar a ferramenta em local limpo e seco; evitar inclinar o alicate no momento do corte, pois esse movimento pode lascar o corte e cortar somente arames que estão dentro do especificado pela norma.

 

Além das dicas para ampliar a vida útil dos alicates, a marca elencou diversos procedimentos que o profissional deve evitar fazer com a ferramenta. Entre elas estão: não fazer trabalhos para os quais o produto não foi projetado, já que alterações no produto podem comprometer o sistema de funcionamento da ferramenta e a perda da garantia; não expor o produto à temperaturas muito altas; o alicate não deve ser usado para bater, soltar parafuso ou extrair prego; não bater na ferramenta e não utilizá-la como uma ferramenta de impacto; não utilizar extensões nos cabos para elevar a força de aperto; evitar expor a ferramenta diretamente ao calor de soldas ou bicos de

corte; alicate não deve ser usado em porcas ou parafusos. Esse tipo de ferramenta nunca deve ser usada como um suporte estrutural ou para suspender materiais.

A IRWIN oferece ao mercado uma linha completa de alicates para atender às necessidades de todos os profissionais e se ajustar a qualquer trabalho ou tarefa. Construídos com materiais de alta qualidade, que proporcionam uma excepcional durabilidade e resistência, os produtos da marca garantem melhor aderência, maior conforto e pegada firme, evitando acidentes e ferimentos.

Para mais informações sobre ferramentas e acessórios da IRWIN, acesse o site www.irwin.com.br ou ligue no 0800 970 9044.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso