NOTÍCIAS

Em tempos de crise econômica, a adequação de prédios antigos a padrões de modernidade e sustentabilidade podem contribuir para a redução de gastos tanto do condomínio quanto do morador, principalmente em contas como água e luz. Essas economias também podem contribuir com a redução da inadimplência, que, no ano passado, segundo o Sindicato de Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), resultaram em uma alta de 162% nas ações judiciais por falta de pagamento.

"Atualmente, somos capazes de projetar imóveis sustentáveis e ecologicamente corretos, contemplando diversos pontos, como, por exemplo, um sistema hidráulico que reutiliza a água dos chuveiros e torneiras nas privadas ou até mesmo um sistema elétrico capaz de economizar energia através de sensores de movimento e painéis solares", explica Nagib Anderaos Neto, diretor da empresa de planejamento urbano Sobloco. "Para imóveis mais antigos, não podemos fazer tudo isso, pois o imóvel muitas vezes não permite, mas podemos adaptar estruturas que podem gerar economias de até 30%", completa.

Dentre as possibilidades de adequação na área de energia e distribuição, estão o uso de painéis capazes de captar a energia solar fotovoltaica, gerando eletricidade para as áreas comuns do prédio. Contudo, na hora de escolher o material é preciso levar em conta questões como tamanho das áreas comuns, consumo elétrico dos materiais etc.

No caso das instalações hidráulicas, é possível realizar a troca de encanamentos, a instalação de hidrômetros individuais e a instalação de reservatórios de água, de forma simples e prática, capazes de coletar a água de torneiras e chuveiro, por exemplo, que pode ser utilizada pelo condomínio.

Em 2017, um levantamento feito pelo jornal O Estado de São indicou que cerca de 1/4 dos imóveis da capital paulista foram construídos na década de 70, apresentando diversos problemas, que poderiam ser minimizados através da adequação aos modelos atuais de sustentabilidade e modernização.

 
Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso