NOTÍCIAS

ABDI e ABNT lançam catálogo de Normas e Tabelas aplicáveis ao BIM


Acordo firmado entre ABDI e ABNT contribui para a disseminação da tecnologia BIM aos profissionais do mercado da construção civil

A ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial firmou um contrato com a ABNT –  Associação Brasileira de Normas Técnicas, para que empresas, instituições, profissionais e pesquisadores ligados à indústria da construção civil possam ter acesso às normas técnicas e tabelas aplicáveis à tecnologia Building Information Modeling (BIM), com 80% de desconto.

A parceria visa facilitar e ampliar o acesso das empresas e profissionais ao acervo de normalizações BIM, tecnologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a consolidação e modernização da indústria da construção civil no país.

Entidades importantes do setor da construção, como a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção celebram a novidade. “O lançamento da coletânea BIM reforça a importância que a inovação tem para a indústria da construção civil e a CBIC cumprimenta o governo e se coloca à disposição de trabalhar em conjunto em favor de maior produtividade, qualidade e desempenho das obras brasileiras”, afirma o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. 

Essa parceria entre ABDI e a ABNT não é inédita em termos de tornar mais fácil o acesso às normas técnicas.  Destacamos que no biênio 2013/2014, foram disponibilizadas, também via portal, 48 normas aplicáveis à construção civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, foram registrados mais de 3 mil downloads das normas e cerca de 10 mil visualizações. Foram realizados 1,5 mil acessos às normas por usuários, beneficiando mais de 100 empresas e quase 1,5 mil pessoas físicas.

Building Information Modeling

O Catálogo da ABDI-ABNT estará disponível por 18 meses, mesmo período de vigência do contrato. Para acessar ao Catálogo das Normas, basta acessar o site, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de apenas 20% do valor total do documento requerido.

 

Fonte: TEM Sustentável

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2017
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso