/ Login

Não é Cadastrado?

Cadastre-se agora mesmo!
Energia solar para uso residencial

Um sistema de automação residencial pode controlar uma casa, mas ainda é pouco para fazê-la auto-suficiente
Não importa o quanto sofisticado seja o controle de iluminação e dos eletrodomésticos, de toda maneira o sistema precisa de uma boa dose de eletricidade para funcionar com confiabilidade.
 
Para criar uma casa que realmente "sobreviva" por si mesma, seria necessário um tipo de energia que fosse gerado dentro dela. É por meio da natureza que podemos encontrar uma das melhores fontes de energia renovável, além de ser limpa, segura e, melhor de tudo, gratuita.
 
Os sistemas de energia solar são diversos e podem se adequar a vários tipos de casas e estilos de vida. A maioria dos sistemas são modulares, o que significa que você pode começar pequeno, utilizando o sol para abastecer alguns itens críticos de equipamentos eletrônicos e expandindo gradualmente até viabilizar praticamente a energia para todas as aplicações da casa.
 
Cada dia mais os lares urbanos estão adotando a tecnologia. Os consumidores estão descobrindo que podem economizar e ainda proteger o meio ambiente.
 
Nos Estados Unidos, alguns estados oferecem incentivos para a instalação de sistemas de energia solar, isso porque em certas regiões a eletrificação rural tradicional custaria muito ao governo. Além do fator econômico, existe um sentimento de independência e satisfação proporcionado pelo uso da energia solar.
 
A geração de energia através do sol pode ser obtida por duas principais tecnologias: uma usa a luz do sol para gerar eletricidade diretamente (fotovoltaica); a outra usa a luz do sol para aumentar a temperatura do interior da casa ou da água (térmica).
 
Segundo especialistas, a decisão de investir num sistema de energia solar não pode ser tomada de forma precipitada. Embora o sol possa se encarregar de aquecer e operar toda a casa, se o consumo previsto for elevado, instalar um sistema destes pode não ser economicamente viável antes de tomar medidas de racionalização de consumo. E nisto, mais uma vez, os sistemas de automação residencial podem ajudar muito.
 

  Fonte: Aureside


Matéria veiculada em: 15/03/2006

Envio de e-mail

Seu nome:
Seu E-mail:
Nome do Amigo:
E-mail do Amigo:
Assunto: