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Um terreno, um arquiteto, uma incorporadora e uma construtora são peças essenciais para o desenvolvimento de um empreendimento comercial ou residencial, mas as chances de sucesso de vendas aumentam consideravelmente quando uma administradora de condomínio como a Manager Gestão de condomínios, que tem em seu DNA a capacidade de análise conjuntural, é incluída nos estudos de viabilidades e desenvolvimento de projetos.

Motivos para incluir a administradora no projeto

Como participante diária da vida de condomínios e de seus moradores, uma administradora atenta ao seu público está apta a orientar arquitetos referentes aos anseios dos consumidores, algumas vezes até não explicitados, mas assimilados pela gestora de condomínios por interagir com as solicitações dos moradores.

É comum, por exemplo, arquitetos e incorporadoras incluírem inúmeros itens de lazer nos prédios residenciais, mas com início das operações é frequente a mudança de destino para determinados espaços, exigindo obras e adaptações.

Também é fácil encontrar no mercado alguns empreendimentos que demoram mais para vender suas unidades por não atender as características específicas da região. Por exemplo, é típico dos moradores do bairro da Mooca, em São Paulo, a aderência às cozinhas grandes, enquanto no Morumbi é preciso destinar um espaço maior para a sala de estar. Essas informações não necessariamente são identificadas nos estudos de viabilidade comuns.

Tendência x realidade

Por outro lado, as tendências inspiram arquitetos, construtoras, indústria de materiais e decoração e decoradores, mas para que elas se viabilizem no dia a dia e conquiste o mercado, é preciso que o mercado de serviços esteja atento e tenha flexibilidade para buscar soluções que as tornem usuais e práticas.

 

Há alguns poucos anos era comum no mercado brasileiro o lançamento de empreendimentos com pay per use, mas quantos deles se tornaram realidade? Poucos, porque em muitos empreendimentos não houve uma adequação da vocação do público comprador para a novidade e, além disso, a maioria do mercado de serviços não estava preparada para se adaptar à nova demanda.

Marcelo Mahtuk, diretor da Manager Gestão Condominial, afirma que “entre os condomínios administrados pela Manager há empreendimentos em que o pay per use é um sucesso, inclusive, com novos produtos acrescidos e há outros que, embora tivessem essa previsão no lançamento, o projeto não evolui porque os serviços não são fornecidos adequadamente ou o perfil do público morador não tem sinergia com a época, tendência”.

Novos materiais x manutenção

Um revestimento que imita couro, como o utilizado em grande escala, por exemplo, nas paredes e elevadores do Pininfarina confere um toque de sofisticação, mas para que essa beleza seja preservada é preciso que a administradora de serviços, no caso a Manager Gestão Condominial, estude quais serão os produtos e o tipo de manutenção que serão utilizados para sua manutenção.

Nas unidades, por exemplo, pisos inovadores requerem soluções igualmente modernas de limpeza e manutenção para manter sua beleza original, bem como, a capacitação dos profissionais para instruir os seus novos usuários quanto ao uso correto.

Para o Pininfarina, por exemplo, foi necessário encontrar uma seguradora que fizesse um seguro diferenciado para veículos e móveis assinados pela Pininfarina Italian Design. Mahtuk salienta que “É preciso garantir a tranquilidade de reposição ou reparo financeiro aos condôminos caso ocorra um sinistro destas belas obras de artes”.

Ou seja, administrar condomínios pode envolver muito mais do que administrar as contas e o pessoal do condomínio. Analisar informações e dados dos seus atuais e futuros clientes diretos e indiretos é uma caraterística da Manager Gestão Condominial que tem em seu DNA envolver-se em todos os assuntos pertinentes aos empreendimentos e seus moradores.

Essa característica da Manager Gestão Comercial já foi relevante para diversos empreendimentos das incorporadoras Cyrela, Tegra, MAC, Gafisa, Adolpho Lindenberg, Even e muitas outras.


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