MATÉRIAS

Nesse contexto, o aço escovado exerce papel de destaque, como em acabamentos de alto padrão

No living, o metal casa bem o concreto com a luminosidade do ambiente. A poltrona é a peça-chave

Ao pensar em aço, normalmente, as pessoas o relacionam com construção pesada e não com design de interiores. Mas, agora, a liga metálica invadiu a decoração em diferentes ambientes. Resistente, ele é versátil e ganha cada vez mais espaço, ainda mais se o estilo for industrial (aquele mesmo, que transformou os antigos galpões em lofts modernos na Nova York a partir dos 1970, com encanamentos e vigas aparentes). Assim, o peso do metal dá vida aos mais diversos cômodos em diferentes formas.

“O estilo industrial ganha cada vez mais os brasileiros e vem sendo usado em projetos de interiores mais contemporâneos. Tubulação aparente, tijolos à mostra, paredes de cimento queimado, objetos e luminárias rústicas em cobre ou em metal são elementos que ganham espaço na decoração. As indústrias exercem, ainda hoje, grande influência na adoção desse visual urbano e descolado nos ambientes comerciais e residenciais. O aço escovado exerce um papel de destaque e quando aliado a outros elementos dá, ao mesmo tempo, personalidade e simplicidade ao ambiente”, destaca Maiquel de Carvalho, gerente de projetos da Rehau no Brasil, empresa de origem alemã que trabalha com o princípio de substituir materiais tradicionais por soluções criativas de polímeros de melhor desempenho, disponibilizando ao mercado moveleiro a superfície rauvisio com aspecto de metal escovado, um material de alta qualidade, com grande resistência à temperatura e aos raios UV. 

Conforme Maiquel de Carvalho, o estilo industrial agrada a diversas gerações, porque traz originalidade e faz referência ao passado ao mesmo tempo. “A utilização de elementos que remetem a esse estilo, como a superfície rauvisio metal, pode dar o tom ao ambiente daqueles que querem imprimir personalidade e buscam um espaço contemporâneo.” O gerente explica que o metal escovado é parte essencial do mix de produtos que caracterizam o estilo industrial. Dispositivos eletrodomésticos e eletrônicos com acabamento em aço escovado, estante industrial, pias, luminárias, tampo de mesa e portas de armários são algumas das várias opções que podem compor esse estilo. 

E como inserir o aço escovado na decoração, como detalhe ou astro do espaço? Para Maiquel de Carvalho, vai depender do estilo pessoal e do efeito que se deseja. Mas no geral o aço escovado se torna o astro da decoração industrial, já que é um metal nobre que se destaca e dá aparência de brilho opaco. 

Vale destacar que é preciso alguns cuidados para usá-lo sem deixar o ambiente frio. “A mistura de texturas de materiais rústicos e a adição de cores predominantemente neutras, como preto, branco, cinza e marrom, dão personalidade. A adição de cores ao ambiente em estilo industrial com o uso de acessórios, como quadros e gravuras, almofadas, por exemplo, também é uma boa opção.” 

A cozinha brilhante, com conceito de espaço aberto, privilegia o preto e metal em sintonia

Uma dúvida que pode surgir é como montar a composição da decoração com a presença do aço escovado. “É possível aliar a sofisticação do rauvisio metal - de aspecto fosco e com aparência de polido com escova - ao rústico, dando um tom de integrado na decoração do ambiente. Canos aparentes, luminárias em alumínio ou ferro, paredes com tijolos à vista ou em cimento queimado são ótimas opções”, sugere Maiquel. 

PREÇO

PREÇO 

A funcionalidade do aço está assegurada quanto à manutenção e durabilidade. Maiquel de Carvalho explica que “a superfície rauvisio com aspecto de metal escovado é um material de alta qualidade, resistente à temperatura e aos raios UV, ou seja, pode ser usado próximo a cooktops e fornos, não implicando dano ou amarelamento do produto, o que é grande vantagem”. 

A superfície rauvisio com aspecto de metal escovado ainda é resistente aos riscos e não marca ao toque da mão. “É fácil de limpar e tem resistência à umidade. Além de ser aplicado em portas de móveis, pode ser usado como revestimento de parede”, destaca o gerente de produto. Quanto ao preço, Maiquel de Carvalho ressalta que, como qualquer produto diferenciado e nobre, o rauvisio metal não é um produto barato. “É um produto de alto valor agregado. Seu preço depende muito de cada projeto, das dimensões das peças e tem variação de preços de região para região.” 

Vantagens do aço escovado 

» Alta resistência à corrosão 
» Facilidade de manutenção e limpeza 
» Aparência higiênica 
» Material inerte 
» Alta resistência a variações bruscas de temperatura 
» Aspecto moderno, leve e muito bonito 
» Relação custo/benefício bastante favorável 
» Baixo custo de manutenção 
» Material reciclável 

 

 

Fonte: Estado de Minas


Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso