ARTIGOS

O que é Cimento-amianto

O cimento amianto, nome popular do fibrocimento, é um material de construção composto por mais de 90% de cimento e menos de 10% de fibras de amianto crisotila, desenvolvido no final do século IXX pelo industrial austríaco Ludwig Hatschek. Desde então, esse material tem sido largamente utilizado na fabricação de telhas, caixas-d'água e peças acessórias para telhados. O amianto, também conhecido como asbesto, é uma fibra mineral natural utilizada como matéria-prima na produção de peças de cimento-amianto.

Como trabalhar com produtos de fibrocimento

As operações deverão ser realizadas em locais abertos com boa ventilação e, se possível, separadas das demais tarefas.

Realizar o trabalho de preferência com ferramentas manuais como serrote, torqueses, grosas, furadeiras manuais, pois estas ferramentas provocam menor desprendimento de poeira fina no ambiente.

Umidificar sempre o piso ao redor do local de trabalho e as peças que estão sendo trabalhadas, reduzindo a possibilidade de geração de poeira.

A retirada das rebarbas e limpeza das peças, ferramentas e demais equipamentos deverão ser realizadas utilizando pano ou esponja umedecidos ou sistema de aspiração.

Após a tarefa diária, no final do expediente, recolher o resíduo úmido do piso, colocar em saco plástico próprio e eliminar de forma adequada.

Os equipamentos fixos - furadeira de bancada, serra circular, etc - deverão possuir necessariamente sistema de captação de poeira.

A lavagem de roupa de trabalho deve ser feita separadamente das demais peças de uso diário.

No término do trabalho, o usuário deverá tomar banho no serviço antes de trocar de roupa.

Utilizar durante o trabalho máscara específica (descartável do tipo P2 para poeira).

O manuseio, a armazenagem e o transporte de produtos de fibrocimento em condições habituais não liberam fibras de amianto.

A aplicação destas recomendações garante ao usuário dos produtos de fibrocimento uma utilização segura e sem riscos à saúde.

Fibrocimento e saúde - Perguntas mais freqüentes

Beber água de caixa-d'água de fibrocimento pode causar algum tipo de doença?
"Em 1996, a OMS (Organização Mundial de Saúde) apresentou o seu mais recente parecer sobre o assunto, confirmando que não há qualquer evidência de que o amianto ingerido pelo consumo de água potável cause danos à saúde. Além disso, no fibrocimento, as fibras de amianto crisotila ficam completamente agregadas ao cimento, o que não permite o seu desprendimento. (DOC 1 - Press Release WHO/517Rev 1 - 09.09.96)"

O contato direto com a pele durante o manuseio do produto pode causar câncer?
"Apesar de ser um produto cancerígeno, o amianto crisotila não é responsável pelo desenvolvimento de qualquer doença através do contato com a pele, o perigo está mesmo na aspiração do produto."

O corte, o lixamento e a furação de produtos de fibrocimento podem oferecer algum risco à saúde?
"Esse tipos de operações devem ser feitas a úmido, com ferramentas adequadas que provoquem o menor desprendimento de poeira fina para o meio ambiente. Além disso, o operador deve usar equipamentos de proteção necessários na execução desses trabalhos. Dessa maneira pode-se controlar o risco, evitando-se a inalação da poeira."

A radiação do sol que passa pela telha de fibrocimento pode causar problemas de pele?
"A telha de fibrocimento bloqueia as radiações solares nocivas à pele."

Fonte: Ecivil

Publicação da ABIFIBRO - Associação brasileira das indústrias e distribuidores de produtos de fibrocimento.

Artigo escrito por ABIFIBRO

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso